Marinha Grande, Sociedade

Marco Horácio apadrinha Arroz de Marisco da Praia da Vieira – Marinha Grande

O actor e humorista Marco Horácio, de Vieira de Leiria, apadrinha o Arroz de Marisco da Praia da Vieira, prato finalista do concurso “7 Maravilhas da Gastronomia”.

O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Álvaro Pereira, na última segunda-feira, 30 de Maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na cerimónia de entrega oficial dos selos do concurso aos proprietários dos restaurantes da Praia da Vieira que confeccionam aquela iguaria.

O autarca fez questão de agradecer publicamente ao actor, que não esteve presente naquela sessão por compromissos de agenda, e afirmou “que a associação de Marco Horácio à votação será mais um factor que dignifica e reforça a eleição”.

O momento foi ainda presenciado pelo Presidente da Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE), António Lucas; pelo Vice-Presidente da Câmara, Paulo Vicente; pelo Presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Joaquim Vidal; pelo Presidente da Junta da Marinha Grande, Francisco Duarte; pelo crítico de gastronomia, Manuel Poças das Neves; por proprietários dos restaurantes da Praia da Vieira que confeccionam o Arroz de Marisco; representantes da comunicação social e por técnicos da Autarquia e ADAE.

O momento visou assinalar o reconhecimento do Município pelo facto do Arroz de Marisco da Praia da Vieira ter sido seleccionado como finalista do concurso às “7 Maravilhas da Gastronomia”, o que resulta de uma candidatura conjunta apresentada pela ADAE; pelos Municípios de Marinha Grande, Batalha e Leiria; e pela Entidade Regional de Turismo Leiria/Fátima.

A candidatura pretendeu divulgar e promover “as artes Culinárias” da nossa região, através do vasto património culinário existente e que importa preservar, valorizar e divulgar.

Apenas o Arroz de Marisco foi seleccionado para a final, incluído numa lista de 21 concorrentes que foi apresentada no passado dia 7 de Maio de 2011, após um processo de selecção por parte de 70 especialistas, que analisou 70 pré-finalistas, dos mais de 400 concorrentes iniciais, a nível nacional.

Álvaro Pereira salientou que “é um motivo de orgulho sabermos que, de entre os vários pratos de arroz de marisco candidatados a nível nacional, foi o da Praia da Vieira a ser eleito para figurar na lista de finalistas na categoria de marisco”.

O Presidente da Câmara da Marinha Grande declarou que “este prato preserva as tradições da Praia da Vieira ligadas à Arte Xávega, ancestral engenho piscatório, que representa ainda hoje um elemento marcante no nosso concelho, nomeadamente na freguesia de Vieira de Leiria”.

“Acreditamos que a presença do Arroz de Marisco na final do concurso das “7 Maravilhas da Gastronomia” contribui para a divulgação das nossas praias, do nosso concelho e da nossa região”, continuou.

Além disso, “este facto é impulsionador da actividade económica da região, nomeadamente da restauração da Praia da Vieira, pela curiosidade que desperta o conhecimento desta deliciosa iguaria”.

O Presidente da ADAE reforçou a importância de juntar sinergias para que todos os concelhos ganhem com a selecção do arroz de marisco. É necessário pensar na região como uma só, numa forma de promoção e atracção turística.

Qualidade nos restaurantes

São oito os restaurantes que confeccionam Arroz de Marisco, na Praia da Vieira: Cantinho do Mar, Flor do Lis, Lismar, O Búzio, O Mirante, O Telheiro, Pérola Mar e Sol Mar – Coelho.

Os proprietários dos restaurantes que estiveram presentes na cerimónia, receberam por parte da ADAE e da Câmara da Marinha Grande o selo deste prato finalista do concurso “7 Maravilhas da Gastronomia”. O selo pretende ser uma forma de incentivo ao voto no Arroz de Marisco, na tentativa de que o Arroz de Marisco seja eleito uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.

Receberam ainda toalhas individuais de papel, que aludem a este prato e às formas de votação.

Álvaro Pereira agradeceu “aos restaurantes da Praia da Vieira a possibilidade que dão às gentes locais e aos turistas de proporcionar esse momento de degustação” e apelou ao seu “empenho e responsabilidade para que façam deste prato um exemplo de qualidade e requinte ao paladar”.

O autarca apelou a uma “votação massiva” e à divulgação das formas de votação, acrescentando que “todos temos a ganhar com a eventual selecção do Arroz de Marisco como uma das “7 Maravilhas da Gastronomia”. Ganha a nossa terra, ganha a região!”

Marco Horácio apadrinha Arroz de Marisco

O actor lembra que “quando se fala da Praia de Vieira de Leiria há duas memórias que me invadem: os pescadores a puxarem a rede depois de um dia de faina e o sabor único de um Arroz de Marisco confeccionado com alma de pescador, sabedoria ancestral e amor genuíno ao que é nosso”.

Marco Horácio salienta que “a Arroz de Marisco, mais do que uma “MARAVILHA”, é um marco de um povo, de uma cultura, de uma tradição. E quem prova nunca esquece”.

“Nos dias de hoje, um simples prato é também uma memória, uma recordação, um episódio da nossa vida que ficou marcado a esse sabor, a esse prazer que é comer”, continua.

O humorista admite que “provar o Arroz de Marisco da Praia da Vieira é um momento genuíno de puro prazer e uma recordação que ficará para sempre”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *