A Comissão de Melhoramentos de Sto. Emilião é a instituição vencedora do Concurso de Eco-Espantalhos promovido pela Câmara Municipal, através do Pelouro da Juventude e do Espaço Jovem.
Foram 17 os trabalhos a concurso apresentados por 16 entidades do Concelho.
Os segundos classificados (com a mesma pontuação) são o Jardim de Infância de Campo, a EB1/JI de Simães e a Casa de Trabalho de Fontarcada. O terceiro classificado é o Lar de S. José da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.
Os trabalhos foram feitos utilizando materiais diversos reutilizados e/ou reciclados e mais ou menos convencionais, sendo construídos com muita criatividade, mas também com respeito pela ‘tradição’.
Para não deixar cair no esquecimento usos e costumes de outrora, para revitalizar a tradição de construção de espantalhos e para fomentar nos jovens o interesse pela reciclagem, o Espaço Jovem lançou o desafio às escolas, associações e instituições.
Participaram neste certame 16 entidades distintas: o Jardim de Infância de Campo, a EB1/JI de Garfe, a EB1/JI de Simães, a EB1/JI de Arrifana, a EB1/JI de Oliveira, a EB1/JI de Travassos, a EB1 de Taíde, a Escola Secundária (9ºB), a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso (ATL de São Nicolau e Lar de São José), a Casa de Trabalho Fontarcada, o Centro Teresiano de Verim, o Centro Social e Paroquial de Garfe, o Centro Social e Paroquial S. Gens de Calvos, a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, a Comissão de Melhoramentos de Santo Emilião e o Jardim de Infância de Taíde.
Os Eco-Espantalhos estão em exposição ao ar livre e cumprindo a sua função no Jardim António Lopes, na Vila da Póvoa de Lanhoso. Depois, seguirão para a feira da Primavera na EB 2,3 de Taíde (no dia 18 de Junho) e para o Centro Ambiental de Calvos, onde irão continuar a desempenhar a sua função de afastar os pássaros das culturas.
Os vencedores recebem como prémio uma visita ao Parque Biológico de Gaia.