Uma casa por recuperar, com jardim e adega, em Óbidos, será o espaço orgânico para a conferência final da rede europeia Clusters Criativos em Áreas Urbanas de Baixa Densidade, do Programa Europeu URBACT II, da qual o Município de Óbidos é líder.
Subordinada ao tema “Creative Footprint – The next big step will be a lot of small steps”, esta conferência vai juntar um vasto conjunto de especialistas das áreas criativas, vindos de vários países da Europa. O encontro terá lugar dia 9 de Junho, na Casa da Farmácia, com início às 09h30.
Dividida em 6 níveis, esta conferência pretende fazer o percurso, no que à Criatividade diz respeito, desde a ideia, passando pela concretização, atmosfera envolvente, espaço, casos de referência, compromissos políticos, terminando na situação ao nível da Europa.
Em cada um dos níveis, poder-se-á conhecer mais de perto casos particulares, expostos e debatidos por personalidades e projectos de reconhecimento internacional.
No fundo, Óbidos, com esta conferência, pretende deixar a sua própria pegada criativa, num encontro alternativo, onde os saltos altos estão proibidos, e onde todos os participantes irão debater conceitos com os pés bem assentes na terra… literalmente.
A escolha deste espaço foi propositada, uma vez que a ideia seria organizar um evento com base num espaço que pudesse ser transformado para a criatividade. Até porque nos territórios de baixa densidade, o rural e o criativo não têm de ser, naturalmente, mundos opostos.
Esta casa entrará em obras de reabilitação logo após a conferência, sendo o futuro Espaço para a Inovação e Criatividade e o Balcão da Criatividade, com jardins inspirados na pintura de Josefa de Óbidos. No fundo, esta conferência e o aproveitamento dos seus diversos espaços, será a antevisão do que aquele espaço será no futuro.
A rede Creative Clusters é um dos muitos projectos do Programa Óbidos Criativa, que o Município tem vindo a desenvolver nos últimos anos. Uma estratégia integrada que envolve a criação de condições de atracção e integração da classe criativa para o concelho.
O Óbidos Criativa está dividido em diferentes eixos e actua em áreas como a Educação, Empreendedorismo, Agenda Cultural e Integração Comunitária, em projectos como os novos Complexos Escolares de Óbidos, o Parque Tecnológico de Óbidos, o Apoio de Base à Criatividade – ABC – Incubadora de empresas ligadas à criatividade, ou o projecto ÓDesign, que visa a criação de objectos de design contemporâneo, mas feitos com técnicas tradicionais.
Clusters Criativos em Áreas Urbanas de Baixa Densidade
Recorde-se que a rede “Clusters Criativos em Áreas Urbanas de Baixa Densidade”, aprovada pela União Europeia e que começou a trabalhar em Abril de 2008, assenta no pressuposto de que as actividades criativas podem constituir a força motriz do desenvolvimento económico-social e territorial de pequenos centros urbanos, contrariando a tradicional tendência de êxodo da população (em particular da população jovem) para as grandes cidades.
A Rede tem como Município líder a Vila de Óbidos, em parceria com Barnsley (Reino Unido), Enguera (Espanha), Hódmezóvásárhely (Hungria), Jyväskyla (Finlândia), Mizil (Roménia), Reggio Emília (Itália), com a colaboração da INTELI – Inteligência em Inovação (Portugal) e visa reforçar a dinâmica económico-social e territorial das áreas de baixa densidade, tendo como motor as actividades criativas.
As actividades criativas, para além de gerarem emprego, criarem valor e fomentarem o desenvolvimento económico local integrado, têm vindo, igualmente, a assumir-se como centrais em estratégias de marketing ou de afirmação da imagem e da identidade das cidades e/ou regiões, podendo fazer com que se tornem mais atractivas ao estabelecimento de novas empresas, residentes e visitantes.
Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech