Atendendo à necessidade de inverter a tendência de crescimento da diabetes e das suas complicações – hoje considerada como pandemia do séc. XXI -, o Município de Alcoutim renova com a clínica de diabetes e doenças metabólicas da A.E.D.M.A.D.A, pelo quarto ano consecutivo, um protocolo que visa dar resposta às necessidades pluridisciplinares dos doentes diabéticos do município.
O doente diabético conta com um acompanhamento clínico multidisciplinar prestado por uma equipa de 15 profissionais de saúde (cinco médicos, quatro enfermeiros, um psicólogo clínico, uma dietista, dois podologistas, uma ortoprotesista e uma farmacêutica).
Considerando que as Câmaras Municipais têm competências definidas no domínio do apoio social, o Município de Alcoutim encaminha para seguimento os doentes que recorram à Divisão de Ação Social da autarquia. A gravidade e descontrolo inerentes a alguns tipos de diabetes e a sua dificuldade de tratamento, são as principais causas do encaminhamento de doentes para a A.E.D.M.A.D.A, onde os cuidados de saúde serão particularizados segundo as necessidades dos doentes, num acompanhamento mais próximo e atento.
Esta unidade visa a proximidade das populações e é mais um contributo significativo a atuar na prestação de cuidados de saúde diferenciados, que se tem vindo a desenvolver, prestando à data apoio a cerca de 800 doentes.

