Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Conversas à Viola em Vila Franca do Campo

Conversas à Viola em Vila Franca do Campo

Date:

No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Museus, a Câmara Municipal e o Museu de Vila Franca do Campo apresentam no Solar Viscondes do Botelho os tocadores Carlos Estrela, Rafael Carvalho, Ricardo Melo e Wellington Nascimento em “Conversas à Viola”.

 

A ideia deste evento partiu da Associação de Juventude Viola da Terra, formada na Ribeira Quente, e pretende  levar a Viola da Terra aos palcos a que normalmente não costuma subir, pelo menos como instrumento solista e de destaque. O objectivo é que o tocador que, usualmente, aparece na Viola por detrás de um Grupo Folclórico, acompanhando as Folias, inserido em grupos de cantares e desgarradas, esteja agora em palco a solo, só ele e a sua Viola.

 

Os tocadores dos Concelhos e Freguesias visitadas, pessoas que estejam ligadas à Viola da Terra, desde velhos mestres, estudiosos da Viola e jovens aprendizes, falarão das suas experiências pessoais. Do conhecimento e visão de cada um haverá uma “Conversa” muito rica, em contexto de Concerto onde, para além de um pequeno testemunho pessoal, teremos uma apresentação musical individual dos temas que cada tocador entenda como mais representativos da identidade da Viola, dentro daquilo que é o contexto musical onde vivem, bem como a sua visão próprio do instrumento.

É ainda importante dar a conhecer à Comunidade os seus tocadores, que algumas vezes passam despercebidos no meio em que se encontram. Teremos também a vertente de chamar à atenção para a Viola e para a necessidade de ensino da mesma. Poderemos cativar jovens e adultos para as sua sonoridades, e dar a conhecer, em cada local, quais as pessoas que a tocam e que a poderão ensinar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...