É sabido que a prevenção é meio caminho andado para evitar os problemas e no caso dos incêndios florestais há muito que essa questão é óbvia para todos. Na prática, porém, ainda há um longo caminho a percorrer.
É por isso que a palestra “A Floresta e os incêndios” surge no momento certo, agora que ainda estamos a tempo de fazer alguma coisa para que 2011 fique nas estatísticas por boas razões.
A palestra, organizada pelo CMIA (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental) irá realizar-se na manhã da próxima quinta-feira, dia 12 de Maio, na Biblioteca Municipal de Tomar, com início às 9h30, sendo direccionada para a comunidade em geral, mas especialmente a comunidade escolar.
A palestra terá três painéis, cada um composto por duas intervenções, que serão precedidos da sessão de abertura em que falará o presidente da Câmara Municipal de Tomar, Fernando Corvêlo de Sousa.
Os painéis serão os seguintes:
Painel I: A floresta vs sustentabilidade
9h40 – O papel da floresta – José Matos (Autoridade Florestal Nacional)
10h00 – A importância dos montados – Ricardo Marques (Quercus)
Painel II: Consequências dos incêndios
10h40 – E depois dos incêndios? – Paula Maia (Universidade de Aveiro)
11h00 – Consequências dos incêndios – Eugénio Sequeira (Liga para a Protecção da Natureza)
Painel III: Proteger as florestas, uma necessidade
11h20 – Educação florestal – Paula Isabel Alves (Autoridade Florestal Nacional)
11h40 – Prevenção de incêndios – Ana Paula Andrade (Protecção Civil)
O moderador será Manuel Rosa, do Instituto Politécnico de Tomar.
A participação é gratuita mediante a inscrição prévia para o e-mail centroambiental@cm-tomar.pt, ou para o telefone 249 329 870, indicando nome do participante, endereço e contacto. Pode adquirir a ficha de inscrição em www.cm-tomar.pt (Serviços/Educação/CMIA).
Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech