Início Lisboa Amadora Prémio Literário Orlando Gonçalves – Amadora

Prémio Literário Orlando Gonçalves – Amadora

0

Decorre, até  ao próximo dia 26 de Junho, a entrega de trabalhos concorrentes à  14.ª edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves, que este ano irá avaliar trabalhos de ficção narrativa.

A 14.ª edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves tem, tal como nos anos anteriores, o objectivo de incentivar a produção literária, contribuindo para a defesa e enriquecimento da língua portuguesa.

Na presente edição serão avaliados trabalhos de ficção narrativa, inéditos e obrigatoriamente escritos em língua portuguesa, sendo que cada concorrente pode apresentar mais do que um trabalho, desde que enviados separadamente e com pseudónimos diferentes.

As obras a concurso serão avaliadas pelo júri constituído por um elemento da Sociedade Portuguesa de Autores, um elemento da Associação Portuguesa de Escritores e um elemento em representação da Câmara Municipal da Amadora. Os nomes destes elementos serão divulgados oportunamente.

O prémio, de cerca de 5 mil euros será entregue em cerimónia pública, no dia 13 de Outubro, sendo que os trabalhos deverão ser entregues até ao próximo dia 26 de Junho.

O Prémio

O Prémio Literário Orlando Gonçalves, instituído em 1998 pela Câmara Municipal da Amadora, tem por objectivo, por um lado, homenagear a memória do escritor e jornalista Orlando Gonçalves, e por outro incentivar a produção literária, contribuindo para a defesa e enriquecimento da língua portuguesa.

Este prémio destina-se a galardoar, anualmente e de forma alternada, uma obra de ficção narrativa e um trabalho jornalístico de investigação ou grande reportagem.

Orlando Gonçalves

Orlando Bernardino Gonçalves, um dos precursores do movimento neo-realista português, foi escritor e jornalista de imprensa escrita e de rádio, tendo sido inclusive Director do jornal Notícias da Amadora durante mais de trinta anos, actividade que sempre desenvolveu a par das suas intervenções cívicas e políticas na defesa dos direitos e deveres de uma cidadania plena, consciente e esclarecida, sustentada pelo enriquecimento intelectual.

Orlando Gonçalves foi agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade da Amadora em 1989, em 1993 o seu romance Enredos da Memória foi galardoado com o Prémio Literário Cidade da Amadora e em 1997 foi mais uma vez homenageado pela Câmara Municipal da Amadora, por ocasião das comemorações do 25 de Abril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui