A localidade de Fernando Pó é palco, entre os dias 6 e 8 de Maio, da 16.ª edição da Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão e da Feira de Vinhos do Concelho de Palmela.
O certame é promovido pela Comissão da Mostra e pela Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, com o patrocínio da Câmara Municipal de Palmela e da Junta de Freguesia da Marateca, e conta com a participação de 27 casas produtoras das freguesias de Marateca e de Poceirão. No total, apresentam-se na Mostra 27 vinhos tintos e 18 brancos, disponíveis para prova pelos visitantes. Os tintos estarão, também, em concurso, com avaliação a cargo da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal. Os dez melhores vinhos do ano serão divulgados no domingo, às 20 horas.
Paralelamente, a Feira de Vinhos abre as portas a produtores de todas as freguesias e dá a conhecer algumas das principais empresas do concelho. São 15 os pavilhões de exposição, onde será possível provar e adquirir vinhos e contactar com os produtores.
O certame aposta, também, no programa complementar, com destaque para a realização do colóquio “O Futuro Económico no Sector Vinícola da Região”, moderado pelo enólogo Jaime Quendera. A exposição de máquinas agrícolas, a actuação de ranchos folclóricos e de escolas de dança, bailes, animação e a possibilidade de degustar vinhos de grande qualidade, gastronomia regional e petiscos vários contribuem para um fim-de-semana diferente, em contacto com as raízes rurais da região.
A Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão em Fernando Pó teve a sua primeira edição em Março de 1996. Desde então, os vinhos destas freguesias conheceram uma evolução inegável, com a tradicional venda directa do produto a granel a ser substituída pelo engarrafamento da quase totalidade da produção. As empresas apostaram no desenvolvimento tecnológico e na criação de marcas que, hoje, são sinónimo de prestígio nacional e internacional.
Programa:
Dia 6 (sexta-feira)
20h00 Inauguração oficial
21h00 Abertura da Mostra ao Público
23h00 Baile
Dia 7 (sábado)
10h30 Colóquio “O Futuro Económico no Sector Vinícola da Região”
11h00 Abertura dos Pavilhões ao Público
17h00 Actuação do Rancho Folclórico do Poceirão
18h00 Animação diversa
22h00 Actuação da Escola de Dança de Águas de Moura e Lagoa da Palha, de Pedro Borralho e Tatiana
23h00 Baile
Dia 8 (domingo)
11h00 Abertura dos Pavilhões ao Público
16h00 Actuação do Rancho Folclórico e Regional de Fernando Pó
17h00 Matiné
20h00 Divulgação dos dez melhores vinhos; entrega de diplomas e lembranças aos vitivinicultores participantes
21h00 Baile
A entrada, válida para os três dias, tem o valor simbólico de um euro.
Se precisa de Empresa de web design pode ver a Livetech