Évora, Sociedade

Câmara de Évora aposta na formação dos funcionários das escolas e da autarquia

A Câmara Municipal de Évora, através dos seus serviços de educação e de recursos humanos, está a concretizar um forte investimento na formação do pessoal não docente das escolas e nos funcionários camarários.

Trata-se da dinamização de um conjunto de acções de formação que incidem nas seguintes áreas de conhecimento: comportamental, comunicacional, de legislação laboral, animação escolar, segurança e prevenção laboral, cidadania, ambiental, refeitórios e buffets.

A primeira de várias acções, dedicada à “Deontologia e Princípios Éticos”, realizou-se com dois grupos de funcionários dos Agrupamentos Escolares do Concelho, tendo a cerimónia de encerramento ocorrido esta semana nos Paços do Concelho.

Uma temática de extrema importância na actualidade e que vem de encontro ao exposto na Carta Ética da Administração Pública, imprescindível para um funcionamento dos serviços com qualidade.

Esta cerimónia acima referida contou com a participação do deputado José Bravo Nico, da Vereadora da Educação, Cláudia Sousa Pereira e da técnica da Divisão de Gestão e Equipamento de Acção Educativa da Câmara e formadora da acção, Carla Henriques.

Durante esta semana inicia-se também a formação em Inglês (básico) com mais dois grupos, estando ainda agendada para a próxima sexta-feira o primeiro de uma série de workshops abertos a toda a população, intitulado “Lá em casa navega-se em segurança”, que terá lugar pelas 18 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e tem como parceiros a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI) e a Polícia de Segurança Pública.

Além dos formadores da própria autarquia, a Câmara conta também com formadores oriundos de diversas instituições parceiras sempre que não é possível dar resposta adequada em determinadas áreas por parte dos técnicos municipais.

Obter mais conhecimentos de grande utilidade na vida diária é ponto essencial nos workshops de cidadania que estão previstos, os quais abarcam as mais variadas temáticas, como sejam ensinar os mais novos a gerir o dinheiro, a melhoria das relações familiares, a prevenção rodoviária, a importância da doação de sangue ou como saber dizer Não no processo educativo.

Este trabalho de grande valor para a qualificação dos serviços prestados à população, visa acima de tudo proporcionar a todos os funcionários mais conhecimentos profissionais para um melhor desempenho das suas funções, oferecendo-lhe também novas formas de valorização da sua forma de estar na vida e sobretudo promovendo valores essenciais para uma vivência harmoniosa e responsável seja a nível pessoal, seja em sociedade.

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