A Rede Europeia Mecine, composta pelas cidades de Évora (Portugal), Joensuu (Finlândia), Linköping (Suécia), Ravenna (Italia), Roskilde (Dinamarca), Speyer (Alemanha), Tönsberg (Noruega) e Delft (Holanda) vai estar reunida em Évora entre os dias 16 e 19 de Março, no âmbito do projecto UniverCity.
Esta reunião, que decorrerá na Universidade de Évora (Colégio Luis Verney) terá como tema central o papel das universidades no desenvolvimento regional, visando a troca de experiências entre as cidades de média dimensão da Europa.
Durante a manhã do primeiro dia de trabalho (17), os representantes das cidades participantes irão analisar a “Cooperação e o Empreendorismo com vista ao Desenvolvimento Sustentado”, num painel que depois se dividirá em quatro sub-temas (a experiência de Linköping, a cooperação entre a Universidade de Évora e a edilidade, a participação dos cidadãos no desenvolvimento de Speyer e o projecto educativo da CME).
Ainda antes do almoço, estará em análise “As Novas Tecnologias e a Inovação ao Serviço da Inteligência Digital”, sendo apresentadas para debate as experiências de Delf, Évora e Linköping.
De tarde, os trabalhos irão focar-se no tema “Como Atrair para as Cidades Trabalhadores Qualificados”. Neste painel, os representantes de Chartres, Linköping, Delf e Évora irão apresentar vários exemplos para debate.
No dia seguinte, 18 de Março, estão previstas algumas visitas de trabalho, sendo que o projecto Évora Distrito Digital, liderado pela CIMAC, será um dos visitados, bem como o Projecto Hércules (investigação sobre técnicas de restauro), da Universidade de Évora.
A Rede Mecine
A rede europeia Mecine foi criada em 1994 congregando cidades de média dimensão da Europa (entre 50 a 200 mil habitantes). A liderança da rede está actualmente entregue à cidade germânica de Speyer, enquanto Chartres (França) participa nas reuniões na qualidade de cidade observadora.
Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech