Vai realizar-se, a partir do dia 7 de Março, a operação Censos 2011, recenseamento geral da população e da habitação que se efectua no primeiro ano de cada década.
A iniciativa é organizada pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, com o apoio das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia.
A grande novidade, este ano, é a possibilidade de entregar os questionários preenchidos através da Internet, embora possa também entregá-los em papel aos recenseadores.
Os trabalhos de campo decorrem de 7 de Março a 24 de Abril. Assim, de 7 a 20 de Março decorrerá a distribuição da documentação aos cidadãos.
Quem responda pela internet pode fazê-lo de 21 de Março a 10 de Abril.
Quem responda em papel será contactado para a recolha dos questionários entre 28 de Março e 24 de Abril.
Os recenseadores estarão visivelmente identificados e prestarão todos os esclarecimentos, e eventual apoio, necessários ao preenchimento dos questionários.
Qualquer dúvida poderá ser esclarecida na Linha de Apoio 800 22 2011 (chamada gratuita), nos dias úteis das 9 às 20 horas, de 1 de Março até ao final do processo de recolha. Os cidadãos poderão ainda obter esclarecimentos nas respectivas Juntas de Freguesia ou na Câmara Municipal.
O objectivo dos Censos é recensear todos os cidadãos e famílias residentes, ou apenas presentes, no território português, independentemente da sua nacionalidade, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação. A resposta é obrigatória por Lei.
Os dados individuais recolhidos destinam-se apenas a fins estatísticos, são confidenciais e estão sujeitos a segredo estatístico, pelo que não podem ser divulgados.
Como decorrem os trabalhos de campo?
Todas as residências são contactadas por um recenseador, para entrega da documentação: questionários em papel e um envelope fechado, contendo os códigos de acesso para a resposta segura pela Internet. A documentação é deixada na caixa do correio, no caso de os moradores se encontrarem ausentes.
Se optar por responder pela Internet o recenseador não voltará a contactá-lo, uma vez que é notificado por sms de que a sua resposta já foi dada.
Caso opte por preencher os questionários em papel o recenseador voltará à sua residência para recolhê-los.
Responder aos Censos é fácil, cómodo e seguro
As respostas devem ser dadas tendo sempre por referência o dia 21 de Março de 2011.
Para responder pela Internet é necessário:
– Aceder à página de resposta www.censos2011.pt
– Introduzir os códigos de acesso seguro indicados no envelope, bem com os códigos relativos ao alojamento, impressos no respectivo questionário em papel
– Responder aos questionários
– Premir a opção «enviar».
No final é apresentado comprovativo de envio com sucesso da resposta.
No concelho de Tomar estão disponíveis gratuitamente os espaços Internet da Biblioteca Municipal e da Rua Amorim Rosa onde poderá enviar as suas respostas aos questionários.
Porque é importante responder aos Censos?
Os Censos são a maior operação estatística realizada em qualquer país do mundo, assumindo os seus resultados grande importância para o conhecimento da população e do parque habitacional.
A informação disponibilizada pelos Censos é, pois, de grande utilidade para a definição de políticas a nível regional e local e para o planeamento de infra-estruturas e serviços essenciais à população.
Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech