A Câmara Municipal de S. João da Madeira entregou oleões nas 11 escolas que se inscreveram no projecto da Agenda 21 escolar intitulado “O óleo é no Oleão”.
Através de um concurso que estabelece uma competição saudável entre os estabelecimentos educativos participantes para ver qual recolhe mais óleo, pretende-se estimular a separação selectiva do óleo alimentar usado e encaminhá-lo para valorização.
Dessa forma, promove-se a separação selectiva do óleo e a sua reutilização (transformando-o em sabão, por exemplo), levando os alunos a compreenderem que se trata de um dos mais perigosos poluentes domésticos, com efeitos nefastos na água e nos solos, designadamente.
As escolas inscritas são as seguintes: Oliveira Júnior; Dr. Serafim Leite; EB 2,3 de S. João da Madeira; EB1 do Parque; EB1 dos Ribeiros; EB 1 de Fundo de Vila; EB 1 de Carquejido; EB 1 do Parrinho; J.I. da Devesa Velha; Centro de Acolhimento e Abrigo Infantil das Laranjeiras.
No final do segundo período, serão divulgados os resultados deste concurso, à semelhança do que acontece com a iniciativa “Nós Separamos”, também no âmbito da Agenda 21 Escolar de S. João da Madeira. Quando terminar o ano lectivo, serão atribuídos prémios à escola que consiga entregar o maior número de litros de óleo usado por aluno.
Se precisa de serviço de criação de sites para empresas pode contactar a Livetech
1 comentário