A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apresenta na próxima sexta-feira, dia 4 de Fevereiro, o projecto “O núcleo megalítico da Carvalha, Póvoa de Lanhoso, no contexto do Megalitismo do Noroeste Português”.
Este projecto de investigação, programado para o próximo quadriénio 2011-2014 no núcleo megalítico funerário da Carvalha, composto actualmente pelas mamoas da Tojeira e de Madorro, na freguesia de Calvos, contempla trabalhos sistemáticos naqueles dois monumentos funerários.
Com a execução deste projecto, o Município da Póvoa de Lanhoso contribui para o conhecimento do Período Neolítico na área geográfica em questão, onde a investigação científica é praticamente inexistente, bem como para o conhecimento relativo a este fenómeno na região de Entre-Douro-e-Minho.
Além do cariz científico, este projecto aspira aproximar a população local ao património cultural, através de uma participação activa de jovens voluntários, nas diversas fases dos trabalhos. O objectivo é que os participantes adquiram conhecimentos dos métodos e técnicas de Arqueologia a aplicar nas diversas fases do projecto, contribuindo futuramente para preservação do Património Concelhio.
A apresentação deste projecto está agendada para o dia 4 de Fevereiro, sexta-feira, pelas 15 horas, na Sala de Interpretação do Território (Casa da Botica). A entrada é livre e a apresentação tem como destinatários todos os interessados.
Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech