Uma reflexão sobre fronteiras e dinâmicas do poder local – Santo Tirso

Date:

«Fronteiras e dinâmicas do poder local e central»  é o tema da segunda sessão do Seminário Temático «Cidadania, Religião e Comunidade» que vai decorrer no Centro Cultural de Vila das Aves no próximo sábado, dia 29 de Janeiro, entre as 10h30 e as 13h00.  

A iniciativa, que surge no âmbito do terceiro ciclo do Programa de História e Memória Local resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Santo Tirso, o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e o Departamento de História da Universidade do Minho. 

A introdução ficará a cargo dos investigadores Anabela Costa (DH/ICS,UM), José Barbosa (DH/ICS,UM) e Nuno Olaio (CMST/FLUP-UP).  

O projecto de «História e Memória Local» pretende constituir-se como espaço de reflexão crítica e cívica a partir da divulgação de problemáticas da historiografia recente, atraindo e mobilizando públicos que na sua diversidade têm em comum o interesse por temas históricos: agentes culturais e autárquicos, professores, estudantes e a comunidade participante. 

O percurso desenvolve-se segundo duas vertentes articuladas: o Seminário Anual (Outubro de 2010 a Maio de 2011) e o Colóquio da Primavera (Junho de 2011). Com periodicidade bimestral, o Seminário Anual visa corporizar o conhecimento e reflexão históricos, a partir de estudos, preferencialmente de matriz local, que na diversidade dos seus objectos, partem de um espectro reflexivo estruturante – Estado e Religião – de forma a potenciar um diálogo alargado a outros recortes espaciais e temporais. 

O Colóquio da Primavera é concebido como estrutura aberta para repensar o(s) lugares(es) da História na contemporaneidade através de outros territórios disciplinares que a projectem e que a enriqueçam em termos de horizontes de problematização e de estudo. «Olhares cruzados sobre o lugar da História na(s) leituras(s) da contemporaneidade: cidadania e comunidade» é o tema do colóquio a realizar em Junho. 

O próximo seminário decorre no dia 26 de Março e «Prática judiciária e normatividade em contexto urbano e rural, no norte de Portugal (1950-1960)» será a temática em debate, orientada por Isabel Martins (DH/ICS, UM) e Cecília Sales (DH/ICS, UM).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...