10 Anos de promessas, cerca de 600 acidentes de que resultaram 230 feridos e pelo menos 7 mortos (entre 2007-2010), e uma total ausência de resposta a diversos pedidos de audiência ao governo, são argumentos mais que suficientes para colocar a circular uma petição sobre o IC 35.
Depois de os autarcas (12) da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa terem insistentemente pedido uma audiência ao governo para discutir a questão da Estrada Nacional 106 (EN 106), sem sucesso, não resta para já outra alternativa à Câmara Municipal de Penafiel que não seja a de lançar uma petição popular para solicitar à Assembleia da República a discussão da construção do IC 35.
O IC 35, recorde-se, foi prometido em 2001 na sequência da queda da ponte de Entre-os-rios, pelo então Primeiro-Ministro Antonio Guterres e foi ainda considerado por todos os partidos com assento na Assembleia da República, uma obra prioritária para o país.
O IC-35, mais do que um desejo ou uma reivindicação é uma necessidade para a região do Tâmega e Sousa e consta mesmo do Plano rodoviário Nacional 2000, uma vez que constitui uma alternativa à EN 106, que apresenta altos níveis de sinistralidade e um tráfego superior à sua capacidade de escoamento.
Dados complementares:
Porque é importante o IC-35?
– Porque a EN106 não oferece condições de segurança.
2007 | 2008 | 2009 | 2010 | Total | |
Acidentes | 170 | 169 | 151 | 83 | 573 |
Feridos | 72 | 46 | 48 | 38 | 204 |
Feridos graves | 6 | 5 | 10 | 3 | 24 |
Mortos | 0 | 2 | 3 | 2 | 7 |
Vitimas | 78 | 53 | 61 | 43 | 235 |
Fonte: GNR De 2007 a 2010 feridos que viessem a falecer no hospital não eram contabilizados, como vítimas mortais.
– Porque a EN 106, esgotou a sua capacidade de escoamento de tráfego. Passam mais de 16 mil veículos por dia ou 27 000 utilizadores.
– Porque as actuais condições da EN106, não permitem ao tecido empresarial local e regional, escoar os seus produtos com a rapidez necessária, aumentando os custos de circulação fazendo com que deixem de ser competitivos.
– Porque a EN 106, pelas más condições de segurança e de circulação, afasta visitantes, turistas e investimento do território.
– Porque o IC-35 é um pequeno investimento (64 milhões) que ajudaria a aumentar a produtividade, aumentar a exportação e a reduzir custos aos empresários e ajudaria a conseguir mais investimentos para a região.
Quanto custa esta obra?
Quanto custa | Para quantos IC´s 35 daria… | Estimativa de utilizadores por dia | |
IC-35 | 64 Milhões | — | 27 574* |
TGV – troço Poceirão-Caia | 1.473 Milhões | 22 | 2.246**/ 25.500(Lx-madrid) |
3ª Travessia sobre o Tejo | 1.700 Milhões | 26 | 34.500*** |
Novo Aeroporto | 5 mil milhões | 77 | ND |
- * Com base no número de veículos que passaram no posto 1 (estudo da CMP), ou seja 243 307 temos 16 220 veículos por dia de estudo. Considerando que 70% dos 16 220 veículos, 11354, são ligeiros e que em Portugal em media cada ligeiro transporta 2 passageiros, temos uma estimativa de 22 708 utilizadores só nos veículos ligeiros e 4866 utilizadores para os restantes veículos. A estimativa de utilizadores da EN 106 no posto 1(Pieres) , é assim de 27 574/dia.
- ** Com base em estimativas da RAVE
- *** Com base na Apresentação do projecto em 2008 da TTT pela RAVE
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