A Liga Para a Protecção da Natureza (LPN), com o apoio da Câmara Municipal de Évora, vai lançar no próximo sábado, dia 22 de Janeiro, uma campanha de apadrinhamento de francelhos, com o objectivo de criar uma nova colónia destas aves dentro do centro histórico de Évora, onde o Francelho já foi abundante, tendo desaparecido nos anos 40.
O Francelho (Falco naumanni) é um pequeno falcão migrador, que está muito associado à presença humana e que acabou por desaparecer dos “nossos céus” em meados do século passado. Por isso, a Liga para a Protecção da Natureza (LPN-Alentejo) está a desenvolver um programa de reprodução de francelhos em cativeiro e o Centro de Estudos da Avifauna Ibérica (CEAI) irá lançar, no âmbito deste projecto a campanha “Apadrinhe uma cria e ajude na conservação do Francelho”.
Este evento, que é aberto ao público, terá lugar este sábado, às 15h00, no Hotel Convento do Espinheiro. Nesta cerimónia, a unidade hoteleira anfitriã receberá o primeiro certificado de apadrinhamento do Francelho, enquanto o Presidente da Entidade Regional de Turismo, Ceia da Silva, abordará numa intervenção a importância da preservação da biodiversidade como factor de promoção turística da região.
O apadrinhamento é uma forma da sociedade se envolver activamente na conservação ambiental, contribuindo para o sucesso do programa de reprodução e o restabelecimento desta espécie ameaçada em Évora.
Este projecto tem como grandes objectivos:
– Aumentar o número de casais de francelhos na região, contribuindo para a diminuição do grau de ameaça desta espécie;
– Contribuir para a redução do excesso de pombos existente no Centro Histórico de Évora;
– Aliar a conservação do património historico ao património natural, através da inserção desta espécie num percurso ambiental ao longo do aqueduto da Água de Prata.
Se precisa de uma Empresa de Marketing Digital pode ver a Livetech