Alunos do 1.º CEB assistiram a Estafeta de Contos – Cantanhede

Date:

Os alunos da EB1 da Sanguinheira e da EB1 e Jardim-de-Infância de Ourentã participaram numa jornada da Estafeta de Contos que decorreu na Biblioteca Municipal de Cantanhede, no dia 11 de Janeiro. Esta acção de promoção da leitura e da narração oral está integrada na décima primeira edição de Palavras Andarilhas que a Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago tem vindo a promover desde há alguns anos e à qual aderiram 95 instituições de todo o país, designadamente Bibliotecas Municipais, Bibliotecas Escolares e Associações Culturais.

Iniciada em Setembro de 2010, a edição em curso prolonga-se até meados deste ano, período em as entidades envolvidas realizam intercâmbios de experiências através da realização de um conjunto de actividades de carácter lúdico-pedagógico centradas na leitura de livros em voz alta e na exploração da arte de contar.

Foi neste âmbito que os alunos da EB1 da Sanguinheira e da EB1 e Jardim-de-Infância de Ourentã assistiram na Biblioteca Municipal de Cantanhede, no passado dia 11 de Janeiro, a uma sessão da Estafeta de Contos dinamizada por contadores de histórias oriundos da Biblioteca Municipal da Mealhada. As técnicas da Biblioteca de Cantanhede participaram também no encontro e no final fizeram a dramatização do conto infantil Lily e a sua carteira de plástico roxa, da autoria de Kevin Henkes, a que se seguiu a leitura de textos de vários autores, designadamente António Torrado e Matilde Rosa Araújo.

No dia seguinte foi a vez da Biblioteca de Cantanhede fazer uma visita à Biblioteca Escolar da EB2 de Mira, para apresentar o mesmo conjunto de textos, desta vez para cerca de uma centena de alunos do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Mira.

Segundo o modelo de organização estabelecido pela Biblioteca Municipal de Beja para a Estafeta de Contos, no âmbito do programa Palavras Andarilhas, cada uma das entidades intervenientes recebe contadores de uma sua congénere e desloca-se também a outra instituição para realizar uma sessão de leitura ou dramatização de contos, de modo a fomentar o intercâmbio e a partilha de experiências no âmbito das funções culturais que lhes são comuns.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...