No passado dia 21 de Dezembro, terça-feira, teve lugar, no Pavilhão Municipal, a Festa de Natal do Projecto Vida Activa com Desporto, que movimentou centenas de participantes.
Esta iniciativa foi mais uma “oportunidade de bons momentos de convívio, um contributo para a sanidade física e mental e um prolongamento da qualidade de vida”, conforme referiu Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal e responsável pelo Pelouro do Desporto.
O Projecto Vida Activa com Desporto, uma iniciativa dirigida à população do concelho com mais de 65 anos, arrancou em Outubro a sua 6ª edição e termina a 29 de Julho, sendo que sofre até 31 de Dezembro uma pequena interrupção.
A iniciativa teve início em 2005, apenas com a adesão de 29 pessoas. Hoje, volvidos cinco anos, são mais de cinco centenas os idosos que usufruem, todas as semanas, de aulas de natação, ginástica e musculação nas Piscinas e no Pavilhão Municipal. São oito as associações que aceitaram o desafio e que apostam no Desporto, tal como a autarquia, para uma vida saudável e plena. A Beneficente, a Associação de Reformados Poveiros, o Centro Social e Paroquial de Terroso, o Centro Social Bonitos de Amorim, o Centro Social e Paroquial de Aver-o-Mar, o Centro Social de Bem Estar de S. Pedro de Rates, Argevadi e Laundos AKRIBEIA encaminham, anualmente, os seus utentes para as aulas na Varzim Lazer. Mas, não só os utentes das instituições podem beneficiar deste projecto. Qualquer pessoa, desde que reformada e com mais de 65 anos pode participar. As inscrições permanecem abertas ao longo do ano e são totalmente gratuitas.
Quem já teve a oportunidade de assistir a uma destas aulas pode confirmar o entusiasmo com que cada participante pratica cada uma das modalidades, sendo notório o empenho em todos os exercícios. Reconhecem a importância deste Projecto no que diz respeito à sua saúde física e mental. Afinal, a expressão “corpo são em mente sã” toma forma nesta iniciativa da Câmara Municipal. A própria autarquia tem registado essa satisfação e o vereador do Desporto, Aires Pereira, reafirma que “a considerável participação vem ao encontro do esforço que tem sido feito em prol destas pessoas e das instituições que diariamente as tratam. O entusiasmo tem sido crescente e por isso este é um programa que vai continuar”.
Até Junho de 2011, os atletas vão ter a oportunidade de conviver noutras actividades lúdicas para além desta. A Semana Avós e Netos, de 11 a 15 de Abril, a Caminhada Sénior, no dia 15 de Abril, e o Pic-Nic de Encerramento, a 29 de Julho no Parque da Cidade, são as iniciativas paralelas ao projecto.