Arouca, Sociedade

Obras do «Polis XXI» arrancam em 2011 – José Artur Neves – Arouca

O conjunto de obras previsto na regeneração urbana do centro histórico de Arouca, ao abrigo do programa Polis XXI, deverá arrancar no início do próximo ano, garantiu o presidente da autarquia, José Artur Neves.

«As empreitadas estão a ser todas elas preparadas para que o seu lançamento se concretize agora no início do ano. O processo de trabalhos ficará concluído até 2012», afirmou à EDV Informação o autarca.

Fazem parte da zona de intervenção deste projecto a Avenida 25 de Abril, Praça Brandão de Vasconcelos, Alameda D. Domingos de Pinho Brandão, Travessa da Ribeira e a Zona H7, podendo ainda serem abrangidas as artérias adjacentes a estes espaços.

O centro nevrálgico da intervenção é o Mosteiro de Arouca e visa «criar um espaço urbano moderno e funcional, que atraia residentes e visitantes, transformando o centro da vila num espaço de identidade, cultura, convívio e lazer».

«A ideia é modernizar o espaço sem cortar com as nossas imagens históricas, característica do município», frisou José Artur Neves.

«O projecto não abrange uma simples regeneração urbana, vai mais longe, contemplando um património cultural edificado de relevo – que é o Mosteiro – e acções de natureza imaterial associados aos eventos culturais do secular convento», frisou.

Segundo o presidente da autarquia, esta foi a candidatura «mais pontuada» do conjunto de projectos em avaliação pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), procurando integrar «um vasto conjunto de aspectos, aliando a intervenção urbanística às acções imateriais de dinamização dos espaços».

A candidatura «Polis XXI» – uma parceria entre a Câmara Municipal, Direcção Regional de Cultura do Norte e Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda – envolve um investimento na ordem dos três milhões de euros, comparticipados em 70 por cento pelo Programa Operação Norte (ON2).

Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *