Cerca de 500 idosos utentes das valências de lar e centro de dia das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do Concelho de Cantanhede participaram na tradicional Festa de Natal promovida pela Câmara Municipal.
O evento decorreu ontem, 21 de Dezembro, no Pavilhão Marialvas, sob coordenação dos serviços camarários do Pelouro da Solidariedade e Acção Social, que contaram para o efeito com a colaboração das técnicas e funcionárias das IPSS’s envolvidas. Os participantes oriundos de diferentes zonas do Concelho começaram a chegar a Cantanhede ao início da tarde para assistirem a uma Missa de Natal concelebrada pelos Padres Luís Francisco, Manuel de Jesus, Anselmo Mantovanni párocos de Cantanhede, Ançã, Febres e Portunhos, respectivamente, e o Padre Afonso Reis, antigo pároco da Sanguinheira, agora aposentado.
Como habitualmente, a festa de Natal dos idosos registou a presença do Presidente da Câmara, João Moura, da Vice-Presidente da autarquia, Helena Teodósio, do Vereador da Solidariedade e Acção Social, Pedro Cardoso, e do Vereador da Protecção Civil, António Pinheiro.
Durante o lanche partilhado, que decorreu em ambiente de confraternização festiva, o líder do executivo camarário dirigiu a sua tradicional mensagem aos idosos, referindo que «nas situações de crise e dificuldade, estas iniciativas têm ainda maior alcance. Temos consciência disso e por essa razão não prescindimos de celebrar convosco a quadra natalícia com o espírito de solidariedade e de esperança que este período nos traz».
Para João Moura o ambiente reconfortante de calor humano vivido na Festa de Natal «faz-nos perceber melhor a importância deste encontro entre pessoas oriundas de diferentes zonas do Concelho que vivem uma realidade comum e que deste modo têm a oportunidade de conviver e partilhar experiências».
O Presidente da Câmara destacou ainda «a proveitosa colaboração das instituições sociais do Concelho com a Câmara Municipal tornou possível este evento, no quadro de um processo de cooperação que nós estamos empenhados em levar ainda mais longe através de programas específicos a desenvolver em parceria com as IPSS´s». Depois de enaltecer «o trabalho inexcedível das técnicas de Acção Social e de Educação da autarquia e das profissionais das instituições sociais na organização da Festa de Natal», o autarca assinalou a presença dos voluntários de banco de Voluntariado de Cantanhede, «a quem queremos prestar uma homenagem pela sua abnegação na meritória actividade que desenvolvem em benefício dos mas desfavorecidos e fragilizados socialmente». A terminar, João Moura desejou aos idosos «um feliz Natal, com saúde, o conforto e o carinho que vos é devido nesta etapa da vida, dedicando este voto também aos que por razões de saúde não puderam estar presentes».
Tal como pretendia a Câmara Municipal, a festa resultou numa grande jornada de confraternização entre idosos oriundos de diferentes zonas do Concelho, que assim partilharam uma experiência lúdica e recreativa estimulante. Durante o lanche foi servido chá, bolo-rei e broas de Natal, bem como as rabanadas, o arroz doce e outra doçaria oferecida pelas técnicas das IPSS’s.
É de salientar que os idosos que não puderam estar presentes no evento, em virtude da sua debilidade física, receberão hoje, 23 de Dezembro, a visita do Vereador do Pelouro da Acção Social, Pedro Cardoso, e das técnicas dos serviços camarários desta área, que lhes vão deixar uma palavra de conforto e uma lembrança simbólica.
As IPSS’s do Concelho cujos utentes participam na edição de 2010 da Festa de Natal dos Idosos são as seguintes:
– Associação Cívica dos Amigos da Freguesia da Pocariça;
– Associação de Desenvolvimento Progresso e Vida da Tocha;
– Associação Social Cultural e Recreativa da Camarneira;
– Associação Socio-Cultural Pró-Lemede;
– Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ançã;
– Centro Paroquial de Solidariedade Social de Febres;
– Centro Paroquial Social de São Caetano;
– Centro Social Comunitário da Varziela;
– Centro Social e Caritativo da Freguesia do Bolho;
– Centro Social Paroquial de Cadima;
– Centro Social Paroquial de Cordinhã;
– Centro Social Polivalente da Freguesia de Murtede;
– Centro Social Polivalente de Ourentã
– CMRRC – Rovisco Pais
– Comissão de Melhoramentos de Corticeiro de Cima
– Fundação Ferreira Freire
– PLASCE – Associação Social, Cultural e Ecológica
– PRODECO – Centro Social de Covões
– Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede