Início Temas Educação Programa de Saúde Oral nas escolas de Sardoal

Programa de Saúde Oral nas escolas de Sardoal

0

A protecção e o tratamento dentário nas escolas de Sardoal já estão a ser implementados no presente ano lectivo de 2010/2011, através da aplicação de selantes de fissura e aconselhamento de higiene e prevenção à cárie, envolvendo cerca de cem crianças.

            Um Protocolo para o efeito foi celebrado e assinado em 13 de Dezembro, no Salão Nobre do Município, envolvendo o Presidente da ACES – Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo e Zêzere, Fernando Siborro, o Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Sardoal, Fernando Matos, e o Vice-Presidente da Câmara sardoalense, Miguel Borges. Estiveram ainda presentes os representantes do Centro de Saúde de Sardoal e da Unidade de Saúde Pública de Abrantes.

            A iniciativa integra-se no Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral e abrange crianças que frequentam os 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, dos 7 aos 13 anos.

            Este Protocolo para o Desenvolvimento Integrado da Actividade de Protecção e Tratamento Dentário, no Âmbito da Saúde Oral/Saúde Escolar, tem por objectivo desenvolver um conjunto de cuidados, hábitos e regras higiénicas que contribuam para a melhoria da saúde oral das crianças escolarizadas.

            Refira-se que, apesar de só agora esta acção ser protocolada formalmente, o Centro de Saúde de Sardoal já a desenvolve há cerca de 10 anos, com resultados extremamente positivos.

            Além das visitas regulares às escolas locais de uma técnica de higiene oral, a aplicação dos selantes de fissuras será processada na Extensão de Saúde de Alferrarede, sendo os alunos transportados pela Autarquia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui