No âmbito da celebração dos 40 anos da Galeria Ogiva (actualmente galeria novaOgiva), em Óbidos, inaugura no próximo dia 18 de Dezembro, às 17h00, a exposição “Quem são eles?”, composta por trabalhos de 35 jovens criadores da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha – ESAD.CR.
A interrogação do título “Quem são eles?” é referente ao encontro desta dupla realidade: alude a um bando de gente que parte em viagem inaugural no seu percurso artístico e presta tributo a uma galeria que pela sua natureza marginal, deslocada provocatoriamente da polaridade cultural das grandes cidades, estabeleceu, desde o início, uma trajectória peculiar pela qualidade e irreverência das suas exposições.
A proximidade geográfica da ESAD.CR e da galeria novaOgiva, bem como a forte implementação do seu contributo para o panorama artístico contemporâneo, vêm comprovar esta reunião. A galeria Ogiva em Óbidos nasceu da vontade de fazer e de descentralizar ideias e projectos de arte contemporânea.
A mostra, que fica patente até ao dia 10 de Abril de 2011, na galeria novaOgiva, Óbidos, evoca o trabalho produzido pelos muitos artistas que deram cor a este espaço incontornável da cultura artística portuguesa.
Horário: todos os dias das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.
Galeria novaOgiva l Rua Direita l 2510 Óbidos
Tel: 262 955 500
galerias@cm-obidos.pt
www.cm-obidos.pt
História da Ogiva:
Caracterizada por Fernando Pernes, aquando do primeiro aniversário da galeria, como “a mais bela e ampla das galerias portuguesas”, a Ogiva tornou-se numa referência como espaço expositivo nacional, sendo que apenas durou dois anos (1970 a 1972). Durante este período, a Ogiva apresentou-se como a única alternativa expositiva e galerística no território nacional, deslocalizada dos grandes centros, isto é, de Lisboa e Porto.
José Aurélio, mentor e gestor deste espaço, pretendeu promover a divulgação da arte contemporânea num espaço geográfico descentralizado dos grandes centros, surgindo como alternativo às rotas das galerias.
Promove a participação activa de muitos artistas, como espaço de produção e exposição, proporcionando uma actividade que se enquadrava no trabalho artístico internacional. Muitos dos nomes que passaram por esta galeria, artistas portugueses muito inovadores para o início dos anos 70, são hoje referências incontornáveis da arte contemporânea portuguesa e internacional. Neste espaço, estiveram presentes as artes plásticas nas suas múltiplas formas de expressão, a música, debates e reflexões sobre as artes.
Artistas presentes na 1ª exposição da Ogiva – 1970
- Alberto Carneiro
- Ângelo de Sousa
- António Sena
- Armando Alves
- Artur Rosa
- Carlos Calvet
- Costa Pinheiro
- Eduardo Nery
- Espiga Pinto
- Fernando Conduto
- Helena Almeida
- João Abel Manta
- João Cutileiro
- Jorge Martins
- Jorge Pinheiro
- José Aurélio
- José Rodrigues
- Lourdes de Castro
- Manuel Baptista
- Maria Velez
- Noronha da Costa
- Zulmiro de Carvalho
(Estes já falecidos)
- António Charrua
- Eduardo Luís
- João Vieira
- Joaquim Rodrigo
- Joaquim Vieira
- José Escada
- Menez
- Nuno de Siqueira
- Palolo
- René Bertholo
- Rogério Ribeiro
- Sá Nogueira
- Vespeira