EDV (CRI) activo na luta contra a pobreza e exclusão social – Arouca

Date:

Os municípios do entre Douro e Vouga, através do projecto EDV (Cri) Activo, da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, dão resposta ao desafio de combater a pobreza e a exclusão social. O projecto é dado a conhecer amanhã, dia 7 de Dezembro, em Arouca, no Cinema Globo d’Ouro. Estarão presentes, entre outras individualidades, Hermínio Loureiro (presidente da Associação de Muinicípios das Terras de Santa Maria), José Artur Neves (presidente da Câmara Municipal de Arouca) e Acácio Conde (coordenador distrital da Rede Europeia Anti-pobreza).
 
 
«Com o envolvimento expressivo dos municípios do Entre Douro e Vouga na comemoração, em 2010, do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social estou convicto de que as comunidades passaram a estar mais sensibilizadas para esta problemática que atinge a população do mundo de forma violenta.
 
À semelhança dos restantes países da União Europeia também Portugal se empenhou activamente na aplicação de medidas decisivas para a erradicação da pobreza. No plano regional, os municípios do Entre Douro e Vouga, através da Associação de Municípios Terras de Santa Maria, elaboraram uma candidatura que resultou no projecto EDV (Cri) Activo do qual esta agenda faz parte, contendo mensagens e ilustrações de um conjunto alargado de alunos das escolas dos concelhos de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Vale de Cambra, que participaram no concurso realizado no âmbito desta acção.
 
Este instrumento pretende ser um meio de sensibilização para valores tão fundamentais e nobres que a sociedade, diariamente, deve promover: A Solidariedade, o Respeito, a Responsabilidade e Compromisso e a Participação Social e Cívica.
 
A anulação de factores de riscos que gerem a pobreza e a exclusão social é uma tarefa permanente à qual os municípios do Entre Douro e Vouga têm sabido dar resposta. Esta agenda insere-se na política de inclusão social que favoreça a participação de todos os intervenientes públicos, sociais e económicos numa sociedade mais justa.
 
O projecto EDV (Cri) Activo, onde se insere esta agenda, visa envolver a comunidade, potenciando a reflexão integrada sobre problemáticas tão importantes como a pobreza e a exclusão social.
 
Combater a pobreza é não ficar indiferente, é agir na comunidade a que pertencemos…»
 
Hermínio Loureiro
Presidente do Conselho Directivo da Associação de Municípios Terras de Santa Maria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...