A Câmara Municipal deliberou adjudicar a empreitada de “Construção do Centro Educativo de Cantanhede”, nos termos da proposta vencedora do concurso realizado para o efeito, a qual ascende a 1.359.039 euros, mais IVA. A obra beneficiará de uma comparticipação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) em 80% do valor elegível. O contrato com a empresa adjudicatária será celebrado dentro de dias, seguindo-se o envio do processo ao tribunal de contas, para obtenção do respectivo visto.
Com localização prevista para uma zona que conflui a sudeste com a Quinta de S. Mateus, o novo estabelecimento de ensino está dimensionado para servir mais de 250 crianças, do ensino pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos termos da reorganização da rede escolar preconizada na Carta Educativa do Concelho.
O edifício foi concebido de acordo com as disposições regulamentares aplicáveis e terá uma estrutura funcional que cumpre as mais rigorosas normas para este género de instalações. O Município de Cantanhede aposta assim na valorização das condições físicas, espaciais e materiais adequadas às novas exigências pedagógicas, promovendo a integração dos alunos do 1.º CEB e da Educação Pré-Escolar em infra-estruturas escolares de qualidade e devidamente equipadas para o desenvolvimento das dinâmicas de ensino/aprendizagem, as quais contemplam ainda a existência de instalações de apoio a diversos níveis.
Trata-se de um edifício com forma praticamente rectangular (44 m x 28 m) e que terá um total de 1.660m2 de área bruta de construção, distribuída por dois pisos com 830m2 cada. Ao nível da organização dos espaços interiores, comporta oito salas de aula, três salas de actividades e uma sala polivalente com ligação directa ao refeitório, cozinha e economato, bem como sala de professores com zona dedicada de atendimento aos pais, biblioteca e sanitários.
De acordo com o que consta no projecto, o imóvel “possui uma relação de escala própria para um equipamento deste tipo e oferece vários espaços multifuncionais, quer interiores, quer exteriores, fazendo uso dos terraços, alguns cobertos e outros com possibilidade de sombreamento”.
No interior, todas as salas de aula terão a ventilação assegurada pelos vãos exteriores de fachada (de correr e basculantes) e vãos interiores superiores sob a porta de entrada, igualmente basculantes. Por outro lado, as zonas de átrio e de circulação interior serão banhadas com luz natural zenital, a partir de clarabóias que, distribuídas pela cobertura, proporcionarão ventilação para evitar condensação interior. Quanto ao aquecimento, terá um sistema constituído por piso radiante e painéis solares na cobertura que garantirão o aquecimento das águas quentes sanitárias.
Em termos de acessibilidade, estão contempladas duas entradas, a principal, directamente a um compartimento para recepção, pelo alçado principal, a partir do arruamento contíguo ao centro educativo, e uma outra situada no alçado esquerdo, permitindo assim acessos autónomos às salas de aulas e às salas de actividades.
Se precisa de Empresa de web design pode ver a Livetech