A iluminação de Natal no concelho da Marinha Grande vai estar ligada de 1 de Dezembro de 2010 a 6 de Janeiro de 2011. Para isso, a Câmara Municipal deliberou atribuir um apoio financeiro de 25 mil euros à ACIMG – Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande, para apoio às despesas com o aluguer dos sistemas de iluminação.
Esta iniciativa visa dar algum colorido e significado ao Natal da população, dos comerciantes e dos clientes do comércio tradicional do concelho.
A iluminação de Natal será ligada no dia 1 de Dezembro de 2010 e desligada a 6 e Janeiro de 2011. As luzes estarão acesas das 17h00 às 02h00, durante a semana, e das 17h00 às 04h00, ao fim-de-semana.
A realização da iluminação de Natal envolve custos avultados, que a ACIMG assume não ter condições para suportar.
De acordo com informação enviada à Autarquia pela ACIMG aquando do pedido de atribuição de um subsídio para este efeito, os locais a iluminar são os seguintes:
Marinha Grande
– Avª. Dr. José Henriques Vareda,
– Avª. do Vidreiro,
– Mercado Municipal,
– Câmara Municipal da Marinha Grande,
– Praça Guilherme Stephens,
– Rotunda do Vidreiro,
– Rotunda do Centro Comercial Atrium (Rua Prof. Dr. Virgílio Morais),
– Rotunda dos Bombeiros Voluntários,
– Avª. José Gregório,
– Rua Marquês de Pombal;
Moita
– Entrada Sul,
– Centro da Moita;
Vieira de Leiria
– Junto à fábrica de vidros Dâmaso,
– Primeira Rotunda da Estrada para a Marinha Grande,
Largo da República,
– Primeira Rotunda da Praia da Vieira,
– Praça dos Pescadores, na Praia da Vieira.
Para a presente deliberação, tomada a 14 de Outubro, a Câmara analisou a proposta considerando que:
a) O município deve dinamizar e apoiar actividades de interesse municipal de natureza recreativa, desportiva, social e cultural de que resulte benefício para a população e desenvolvimento para o concelho da Marinha Grande;
b) A iluminação de ruas no Natal tem vindo a ser apoiada desde há vários anos pelo Município da Marinha Grande, tratando-se de uma iniciativa revestida de um carácter tradicional no concelho e no país;
c) Se pretende dar algum colorido e significado ao Natal da população, dos comerciantes e dos clientes do comércio tradicional do concelho da Marinha Grande;
d) Pretende dinamizar e apoiar o comércio tradicional, procurando motivar a população a fazer as suas compras no concelho;
c) Desta iniciativa resultará o desenvolvimento económico para o município por via dos objectivos propostos.
A ACIMG fica obrigada a apresentar até ao dia 29 de Janeiro de 2011, um relatório de execução da iniciativa, onde conste:
a) Breve descrição da iniciativa
b) Recortes de imprensa alusivos à iniciativa
c) Fotos que comprovem a realização da iniciativa
d) Relatório financeiro da iniciativa
e) Cópia dos documentos fiscalmente válidos que comprovem a efectiva aplicação das verbas, tendo em conta o fim primeiro da deliberação.
A não apresentação do relatório com os elementos acima descritos implicará a não atribuição de outros apoios enquanto o mesmo não for entregue.