Mais de 40 alunos pertencentes ao 3º e 4º ano do Patronato Nuno Álvares Pereira aceitaram o desafio lançado pelo espaço internet Lamego Digit@l para serem exploradores do Universo, participando para isso numa acção lúdico-pedagógica que visa ensinar a explorar os recursos do mini-computador Magalhães, uma ferramenta essencial no processo de aprendizagem dos alunos do 1º ciclo.
Organizada pela Câmara Municipal de Lamego, em colaboração com o espaço internet Lamego Digit@l, a iniciativa Faz-te ao ESPAÇO estimula a iniciação ao conhecimento tecnológico e ensina a usar as linguagens das diferentes áreas do saber cultural. Cada aluno usa nesta aventura o seu Magalhães como se fosse uma estação espacial, integrando as competências e conteúdos curriculares associados ao 1º ciclo do Ensino Básico.
Com o objectivo específico de ajudar estes “astronautas” na missão de descobrir os astros, a Lamego Digit@l ensina as crianças a utilizarem adequadamente os sistemas operativos, aplicações e conteúdos educativos do Magalhães. No final desta viagem espacial, são desafiados a criar um conteúdo multimédia no qual apresentam o conhecimento adquirido sobre os astros.
As novas tecnologias assumem um papel cada vez mais destacado na sociedade actual, tornando-se um dos principais responsáveis pelas transformações que se verificam no campo da educação ao desempenhar um papel facilitador no processo de ensino. O espaço internet Lamego Digit@l desafia todas as escolas do Ensino Básico do concelho a embarcarem nesta “viagem”.
Se precisa de gestão de publicidade online pode ver a Livetech