João Tordo é o próximo convidado da sessão “À conversa com…”, marcada para 28 de Outubro, às 21h30, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira. O objectivo deste ciclo de encontros é dar a oportunidade ao público de ficar a conhecer histórias por detrás dos livros.
Depois de ter passado pelo jornalismo, João Tordo – filho do cantor Fernando Tordo – tornou-se guionista e escreveu, em parceria, o guião para a longa-metragem “Amália, a Voz do Povo” (2008).
Em 2001, foi vencedor do prémio Jovens Criadores e, em 2009, recebeu o Prémio Literário José Saramago pela obra “Três vidas”.
Vários autores – Francisco José Viegas, Fernando Alvim, valter hugo mãe, Richard Zimler, Manuel Jorge Marmelo, Manuel Arouca… – já passaram pela Biblioteca Municipal de S. João da Madeira no âmbito do ciclo “À conversa com…”.
José Luis Peixoto e a saga
da emigração portuguesa
Poucos dias depois, a 2 de Novembro, também às 21h30, é o escritor José Luís Peixoto que passa pela Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, onde apresenta a sua mais recente obra: “O Livro”.
Neste título, a extraordinária saga da emigração portuguesa para França é contada através de uma galeria de personagens inesquecíveis e da escrita luminosa de José Luís Peixoto.
Entre uma vila do interior de Portugal e Paris, entre a cultura popular e as mais altas referências da literatura universal, revelam-se os sinais de um passado que levou milhares de portugueses à procura de melhores condições e de um presente com dupla nacionalidade.