De 4 a 15 de Outubro, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso apresentam um conjunto de propostas com vista a assinalar o centenário da 1ª República em Portugal e a dar a conhecer como se reflectiu e reflecte na Póvoa de Lanhoso.
Uma sessão de Parlamento Jovem, duas sessões de Jornadas de Cultura Local, com Palestras, Exposições e Teatro constituem o Programa. Estas iniciativas estão abertas à participação de toda a comunidade.
Nas palavras do Senhor Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista, “assinalar o centenário da República é relembrar as mudanças ocorridas no país e em especial no nosso concelho. A Póvoa de Lanhoso não poderia alhear-se desta data histórica e, por isso, a autarquia preparou um programa comemorativo”.
A colaboração com a Assembleia Municipal nesta organização prende-se com a realização do Parlamento Jovem. “É fundamental que os jovens percebam e reconheçam os momentos que contribuíram para a nossa identidade colectiva, pelo que o Parlamento Jovem pretende evocar a implementação da 1ª República e despertar nos mais novos o interesse para a sua participação cívica nos órgãos autárquicos concelhios”, refere o Senhor Presidente da Assembleia Municipal, Humberto Carneiro.
PROGRAMA.
Assim, para o dia 4 de Outubro, segunda-feira, a proposta é a abertura, pelas 21h00, da Exposição “Letras e Cores, Ideias e Autores da República”, na Biblioteca Municipal na Casa da Botica. Pelas 21h30, começam as Jornadas de Cultura Local com duas prelecções: “A 1.ª República – Esperanças e Desilusões” por José Manuel Cordeiro e “Ecos da Implantação da República na Póvoa de Lanhoso” por José Abílio Coelho, ambas no Auditório da Biblioteca Municipal, na Casa da Botica.
No dia 5 de Outubro, terça-feira, realiza-se uma sessão do Parlamento Jovem sobre o Centenário da 1ª República, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Póvoa de Lanhoso. Pelas 21h30, abre a Exposição “Ecos e Rostos da 1.ª República na Póvoa de Lanhoso” na Galeria de Exposições do Theatro Club. Pelas 21h45, a Oficina de Teatro da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso apresenta a peça “A República – 100 Anos”, no Theatro Club.
No dia 8 de Outubro, sexta-feira, pelas 15h00, e no dia 9 de Outubro, sábado, pelas 21h45, a proposta é ainda a peça “A República – 100 Anos” pela Oficina de Teatro da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, no Theatro Club.
No dia 15 de Outubro, sexta-feira, pelas 21h30, há nova sessão de Jornadas de Cultura Local com mais duas intervenções: “A Toponímia da Póvoa de Lanhoso na 1.ª República” por José Bento da Silva e “Hino da Maria da Fonte – O Hino da República!?” por Paulo Freitas, ambas no Auditório da Biblioteca Municipal na Casa da Botica.
Cultura, Póvoa de Lanhoso
Comemorações do centenário da 1ª República na Póvoa de Lanhoso
Artigo AnteriorVaivém Oceanário no Jardim Público de Évora