Início Temas Educação Alunos de Escolas do Marco de Canaveses visitaram Assembleia da República acompanhados pelo Presidente da Câmara

Alunos de Escolas do Marco de Canaveses visitaram Assembleia da República acompanhados pelo Presidente da Câmara

0

    No prosseguimento da iniciativa que tem vindo a ser assinalada todos os anos em Marco de Canaveses, que é a realização da Assembleia Municipal de Jovens, uma comitiva oriunda do Marco de Canaveses, deslocou-se a Lisboa, à Assembleia da República, onde para além de uma visita guiada e ao edifício do antigo convento beneditino da cidade de Lisboa é hoje o Palácio de São Bento.

     A comitiva chefiada pelo Dr. Manuel Moreira, profundo conhecedor do Palácio, onde foi deputado, tendo sido um dos mais jovens a ser eleito para o Parlamento, era composta por alunos das diversas escolas EB2,3; Secundárias e Profissionais do concelho do Marco de Canaveses, acompanhados pelos respectivos professores e autarcas da vereação, das Juntas de Freguesia e Assembleia Municipal do Marco de Canaveses, num total de quase uma centena de pessoas.

     O objectivo visava um conhecimento mais profundo sobre o funcionamento do Parlamento, especialmente para os jovens que despertam para a vida politica nacional, levando-os a interessar-se por todos os assuntos que fazem parte do seu dia-a-dia.

     A comitiva depois de um primeiro contacto com o hemiciclo, foi recebida por um grupo de deputados do PSD, chefiado pelo líder da bancada social-democrata, Miguel Macedo e eleitos pelo círculo eleitoral do Porto, onde estava também presente o líder antecessor Aguiar Branco.

     De seguida foi a vez do Partido Socialista, liderados por Francisco Assis, receber os autarcas e jovens marcoenses.

     Seguiu-se uma visita à Sala do Senado e o almoço que decorreu no próprio restaurante do Parlamento Português.

     A visita terminou com uma subida às galerias, onde tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão plenária parlamentar.

     Depois de terem assistido ao vivo à sessão plenária, a comitiva do Marco de Canaveses, dirigiu-se de imediato para o Centro Cultural de Cascais, onde visitaram uma exposição de Carmen Miranda, que ali se encontra patente.

     Recorde-se que Carmen Miranda, a pequena notável, cujo centenário de nascimento se comemorou em Marco de Canaveses, durante o ano de 2009 com uma série de iniciativas, é natural do concelho do Marco de Canaveses.

     Depois da visita à exposição de Carmen Miranda, tempo ainda para uma visita ao Museu Paula Rêgo, onde para além de conhecer a obra física de autoria do Arqtº. Souto Moura, a oportunidade de se deliciarem com as obras expostas e que compõem a “Casa das Histórias de Paula Rêgo”, e visitarem também a exposição de Victor Willing, falecido marido da autora.

     A boa disposição num ambiente de saudável democracia entre toda a comitiva, marcaram o regresso ao Marco de Canaveses, numa prova evidente que independentemente da diferença de ideais, a amizade e o respeito prevalecem muito para além das diversidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui