Início Temas Sociedade 150 médicos imigrantes vão ter equivalência em Portugal – Trofa

150 médicos imigrantes vão ter equivalência em Portugal – Trofa

0

A Câmara Municipal da Trofa está a divulgar, através do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII), a portaria do Diário da República que permite a médicos estrangeiros exercerem medicina em Portugal.
 
A portaria vem assim prorrogar o prazo, até que os 150 candidatos já admitidos concluam todas as actividades inerentes ao processo de equivalência, não podendo contudo ultrapassar a data de 18 de Julho de 2011.
 
Este programa, que resulta de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Serviço Jesuíta aos Refugiados, visa apoiar a incorporação no Serviço Nacional de Saúde de 150 médicos imigrantes que se encontrem a residir legalmente no país e a exercerem actividades diversas da sua formação.
 
Além de uma bolsa que permite a realização do estágio e a preparação para o exame de equivalência, o programa prevê também suportar os custos relativos aos processos de reconhecimento exigidos pelas Faculdades de Medicina.
 
Isto inclui a emissão da certidão de equivalência, o pagamento de despesas relativas à inscrição na Ordem dos Médicos, bem como despesas várias de tradução, de cursos de língua portuguesa e disponibilização da bibliografia de suporte ao exame.
 
Este programa nasceu em 2002 quando a Fundação Gulbenkian criou o Reconhecimento de Habilitações de Médicos Imigrantes, através do qual 106 clínicos obtiveram equivalência para as suas habilitações académicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui