O Município de Santo Tirso promove, pelo quarto ano consecutivo, o seu Festival de Verão. Trata-se da edição 2010 do FESTIVAL MULTICULTURAL DE SANTO TIRSO que vai decorrer, com entrada gratuita, no Parque Urbano da Rabada (Burgães) nos próximos dias 12, 13 , 14 e 15 de Agosto.
Organizado conjuntamente pelo Grupo ST Culterra (selecção musical e escolha das actividades) e pela Câmara Municipal de Santo Tirso (patrocínio e disponibilização do espaço), o IV Festival Multicultural de Santo Tirso apresenta como cabeças de cartaz “Rita Redshoes” e os “Orelha Negra”, num programa alargado de bandas (nacionais e locais) e géneros musicais que vão do rock, à música alternativa, passando pelo folclore português (festival de folclore concelhio).
Mas a multiculturalidade do festival – que decorre no Parque da Rabada, um dos mais belos espaços verdes e urbanos do concelho – não reside apenas ao nível da música, já que estão programadas várias actividades cénicas (teatro e poesia), desportivas (aeróbica e yoga) e radicais (torre de saltos, escalada, slide e rapel). Pelo meio haverá oficinas para crianças e famílias e, ainda, a terceira parte do festival concelhio de folclore. Durante os quatro dias do festival estará patente ao publico uma “feira alternativa”.
Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, este evento “continuará a ser uma verdadeira festa da música” para os munícipes tirsenses “num local onde, desde logo, está garantida grande beleza paisagística”. Tal como acontecera nas duas edições anteriores, o presidente da Edilidade Tirsense espera que o evento consiga “a adesão massiva dos munícipes” porque “também é preciso servir as pessoas com cultura e lazer e não só com trabalho”.
Para os responsáveis do ST-Culterra – a quem coube a responsabilidade de seleccionar as bandas participantes – o festival vai ser uma festa “não só pelo cartaz que apresenta” como vai permitir, durante quatro dias, transformar Santo Tirso na capital da música, da literatura, da prática desportiva e do lazer”. E relevaram ainda uma outra componente do festival: “a promoção de bandas locais emergentes”.
Do programa consta:
SEXTA, 13 de AGOSTO.::ORELHA NEGRA::. .::OS TORNADOS::. .::MU::. .::KARROSSEL::. .::NINE 22::. |
SÁBADO, 14 de AGOSTO.::RITA REDSHOES::. .::TIGUANA BIBLES::. .::B-FACHADA::. .::NOISERV::. .::FALEI POR FALAR::. |
O QUE É E ONDE FICA O PARQUE URBANO DA RABADA?
O Parque Urbano da Rabada, sito na Freguesia de Burgães, (a pouco mais de 2 kms do centro da cidade de Santo Tirso) insere-se numa área de 96 274 m2 e está assente numa mata de carvalhos e sobreiros, sobranceira ao Rio Ave. Este novo espaço verde municipal (na requalificação do qual a Câmara Municipal de Santo Tirso já investiu cerca de 2 milhões de euros) oferece aos munícipes várias zonas de lazer, áreas de estadia e um lago. Para animação cultural e actividades múltiplas existe um anfiteatro ao ar livre, com uma plataforma de 490m2 e com aproximadamente 700 lugares sentados. O Parque Urbano da Rabada dispõe de áreas de estacionamento para bicicletas e motociclos, automóveis ligeiros e autocarros e disponibiliza um café/bar de apoio ao parque, actualmente muito frequentado. Os visitantes podem ainda admirar – devidamente implantadas neste espaço público – várias esculturas resultantes do Simpósio Internacional de Escultura.