O Município de Guimarães, através dos seus Serviços de Turismo, tem promovido um conjunto vasto de acções de formação, com diferentes parceiros, com o objectivo de qualificar e valorizar os estabelecimentos de restauração da área do concelho.
Prosseguindo este objectivo, os Serviços de Turismo, em colaboração com a ARS Norte, através da Unidade de Saúde Pública de Guimarães, associa-se ao programa “Prato Saudável”.
Este programa tem como objectivos o aumento da oferta alimentar que privilegia alimentos promotores da saúde nos estabelecimentos de restauração e o aumento do nível de segurança e higiene alimentar nos mesmos.
Este programa prevê que os gerentes e responsáveis da cozinha de estabelecimentos de restauração interessados nesta temática se candidatem gratuitamente a uma acção de formação de curta duração (1 sessão) e respectiva consultoria nos estabelecimentos, relativa aos requisitos necessários do ponto de vista nutricional e de higiene e segurança alimentar para obtenção da certificação do prato saudável nos seus menus. Através desta certificação, os estabelecimentos de restauração do concelho terão acesso a um logótipo por parte da Saúde a identificar os pratos saudáveis, os quais serão amplamente divulgados.
Organização:
Unidade Saúde Pública (USP) – ACES Guimarães/Vizela
Gestor da formação: Dr. Nuno P. Sousa
Formadores: Dra. Ariana Cunha, Dra. Mara Verne e Dra. Manuela Nogueira
Destinatários: Responsáveis do estabelecimento e da cozinha
Local: Salão Nobre da Associação Comercial e Industrial de Guimarães
Data e Horário: Dia 14/09/2010 das 15:30 às 17:30
Programa
Módulo – Alimentação Saudável
– Preparação e confecção;
– Critérios essenciais de um prato saudável;
– Distribuição;
Módulo – Higiene e Segurança Alimentar
– Fluxograma do prato saudável;
– Instalações e equipamentos;
– Manipuladores de Alimentos;
– Matérias-primas e ingredientes;
– Armazenagem;
– Preparação e confecção
– Distribuição;
– Boas práticas.