O Teatro dos Aloés sobe ao palco dos Recreios da Amadora, no próximo dia 21 de Julho, pelas 21.30 horas, com a peça Uma Lição dos Aloés, de Atthol Fugard.
No âmbito desta estreia, trinta minutos antes, pelas 21 horas, a Embaixada da África do Sul apresenta, no mesmo espaço, uma pequena evocação sobre a figura de Nelson Mandela e a abolição do apartheid, assinalando assim o vigésimo aniversário daquela efeméride.
Uma Lição dos Aloés tem tradução de Angélica Varandas, Graça Margarido e Mick Greer, encenação de José Peixoto e a interpretação está a cargo do trio Daniel Martinho, Elsa Valentim e Jorge Silva. A cenografia e figurinos são da autoria de Ana Paula Rocha sobre um projecto de José Carlos Faria.
Sobre a peça: “Piet é um africander. Espera o seu amigo Steve, “homem de cor”, e a família para um jantar de despedida. Enquanto espera tenta identificar um aloés desconhecido cuja colecção e estudo é a sua última grande paixão. Presente está Gladys, sua mulher, de cultura inglesa, que manifesta o seu desequilíbrio emocional causado pela apreensão dos seus diários pela polícia. Piet é um homem de fortes convicções políticas que influenciou os ideiais de Gladys, mas Gladys sofre a total desilusão e descrença pela sociedade em que vive.
Steve, que cumpriu pena de prisão por razões políticas, decide abandonar o país e ir viver para Inglaterra. Acaba por aparecer só porque a mulher não quis vir por Piet ser um suposto denunciante.
Uma Lição dos Aloés é porém um processo de identificação de três personagens e de uma situação política e social.
Há uma inventariação das pessoas como há um livro para classificar os Aloés. Mas as pessoas, mais que os Aloés, evoluem, modificam-se e afastam-se da matriz original, mantendo interdependências e influências mútuas”.
Uma Lição dos Aloés vai estar em cena de 21 de Julho a 1 de Agosto, no seguinte horário: quarta-feira a sábado, às 21h30, domingo às 16 horas.
Preço dos bilhetes: 10 €, com 50% desconto para residentes no Concelho da Amadora, menores de 25 anos, maiores de 65 anos, profissionais do espectáculo e grupos com mais de 10 pessoas.
Horário da bilheteira
3.ª a 6.ª Feira, das 10h00 às 12h15 e das 14h00 às 17h15
Dias de Espectáculo
3.ª a 6.ª Feira, das 10h00 às 12h15 / das 14h00 às 18h00, e das 19h00 até 5 minutos antes do início do espectáculo.
Sábados, Domingos e feriados
Das 14h00 às 18h00 e das 19h00 até 5 minutos antes do início do espectáculo.
No que se refere aos espectáculos agendados para o período da tarde nos fins-de-semana e feriados, a bilheteira encerra 5 minutos antes do início do espectáculo.
Recreios da Amadora
Avenida Santos Mattos, 2 – Venteira
Se precisa de uma agência de marketing digital? Pode verificar a Livetech