A partir de 16 de Julho a World Press Photo volta a Portimão expondo, no Museu de Portimão, a visão dos melhores fotojornalistas do mundo sobre os acontecimentos mais marcantes do ano 2009. Com inauguração marcada para as 21h30, a exposição, com entrada livre, vai ficar patente até dia 8 de Agosto e poderá ser visitada das 18h00 às 24h00.
Pietro Masturzo, fotógrafo italiano, foi o grande vencedor da mais recente edição do World Press Photo. O instante que captou, em Junho de 2009, mostra um grupo mulheres a gritar do terraço de um prédio em protesto contra o regime de Teerão, após a polémica reeleição de Mahmoud Ahmadinejad como Presidente do Irão.
Segundo Ayperi Karabuda Ecer, presidente do júri, “A fotografia mostra o princípio de algo, o princípio de uma grande história. Acrescenta perspectivas à notícia. Toca-nos visualmente e emocionalmente, o meu coração entregou-se imediatamente”.
O instantâneo vencedor do prémio máximo faz parte de um conjunto de imagens captadas pelo freelancer italiano que ilustram os dias que se seguiram à afirmação da República Islâmica e que lhe valeram, para além deste, o primeiro prémio para a categoria de Pessoas nas Notícias.
A esta 53ª edição do World Press Photo concorreram 5847 fotógrafos de 128 países com mais de 100 mil fotografias. Foram premiadas 300 imagens captadas por 62 profissionais de 23 nacionalidades.