Os deputados da Assembleia Municipal de Lamego efectuaram, pela primeira vez, uma visita de trabalho às obras de construção do futuro Pavilhão Multiusos desta cidade, a poucos meses desta infra-estrutura entrar em funcionamento, no início do próximo ano. Guiados por Francisco Lopes, Presidente da autarquia, os eleitos percorreram o interior e o exterior do edifício, nomeadamente a nave central, o auditório, as áreas técnicas, as áreas privadas e os parques de estacionamento. Esta deslocação constituiu o primeiro ponto da ordem de trabalhos da sessão ordinária da Assembleia Municipal de Lamego realizada a 30 de Junho último.
No local, os deputados deste órgão deliberativo consideraram que o moderno Pavilhão Multiusos de Lamego constituirá uma infra-estrutura fundamental no processo de afirmação regional e nacional deste concelho e contribuirá decisivamente para a dinamização do seu potencial económico e desportivo. Em simultâneo, provocará uma renovação urbanística de elevada qualidade no Parque da Cidade, com benefícios directos e indirectos para todos os lamecenses durante as próximas décadas.
O futuro Pavilhão Multiusos de Lamego será um investimento de futuro. A sua localização, integrada numa zona servida por excelentes acessibilidades pedonais e rodoviárias, evitará a desertificação do centro da cidade e criará uma nova centralidade de condições ideais para o acolhimento de iniciativas económicas e desportivas de âmbito nacional. Dada a sua grande volumetria, aproveitará os desníveis de terreno do Parque da Cidade para se integrar na paisagem, tornando a sua cobertura um espaço utilizável, tipo praça, e o seu alçado principal, uma monumental escadaria. No interior, a nave polivalente vai dispor de um sistema de bancadas telescópicas que permitirá optimizar a sua polivalência, possibilitando a realização de uma grande diversidade de eventos – feiras de promoção das actividades económicas e produtos regionais, congressos, concertos, competições desportivas susceptíveis de serem realizadas em recinto coberto, entre outros. A criação de um auditório, com capacidade para 128 pessoas, constituirá um equipamento de apoio fundamental às futuras iniciativas.
No exterior, será construída uma grande praça, com carácter multiusos, vocacionada para a realização da feira semanal, mas também aberta a todo o tipo de actividades ao ar livre. A realização deste investimento integra o plano de regeneração urbana da cidade de Lamego, do qual também faz parte a requalificação urbanística do bairro do Castelo e das avenidas Visconde Guedes Teixeira e Dr. Alfredo de Sousa. A praça exterior será servida por um pequeno edifício de comércio e serviços, com 700m2 de área, funcionando em dois pisos para albergar um bar, um restaurante, seis espaços comerciais e instalações sanitárias. No limite norte, será criado um parque de estacionamento, repartido por três pisos e com capacidade para cerca de 300 lugares, incluindo autocarros.
O novo parque urbano será integrado com toda a frente construída da cidade a nascente, estabelecendo novos percursos e novas travessias da ribeira do Coura, de forma a que o parque possa “penetrar” na cidade, eliminado o efeito de “traseiras” que este conjunto de edifícios hoje ostenta. Mesmo ao lado, será valorizado o edifício conhecido como Bloco da Feira enquadrando a nova praça e a escadaria do pavilhão com o seu alçado principal.
A firma Lamego Renova – Construção e Gestão de Equipamentos, S A, uma parceria público-privada, é a empresa responsável pela concepção, construção e gestão do futuro Pavilhão Multiusos e pela requalificação da respectiva envolvente urbana. Esta parceria corresponde a um novo paradigma de intervenção e gestão, assente numa adequada repartição de riscos, entre o parceiro público (Lamego ConVida, EEM) e os privados, a qual proporcionará uma evolução radical do desempenho socioeconómico do Município de Lamego no contexto regional e nacional.
Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech