Prejuízo de 1500 euros com ecoponto ardido na Torre – Tomar

Date:

A Câmara Municipal de Tomar foi confrontada na madrugada de hoje com mais um acto de vandalismo que resultou na destruição total de um ecoponto junto ao Centro Cultural e Desportivo da Torre, naquela localidade da freguesia de Casais.
O ecoponto, constituído por embalão, papelão e vidrão e ainda pelo contentor para pilhas, ardeu por completo, numa acção que dificilmente poderia ocorrer por causas naturais e tanto mais grave por ter acontecido num local próximo de habitações. A pronta intervenção dos Bombeiros, todavia, evitou males maiores.
O prejuízo para a autarquia importa em 1.530 euros, que vai ser o custo da colocação de um novo ecoponto, e isto se contarmos apenas com a aquisição dos contentores: embalão e papelão custam 420 euros cada, o vidrão 395 e o pilhão 40 euros, a que acresce o IVA.
Refira-se que esta situação acontece no preciso momento em que a Câmara Municipal de Tomar está a efectuar um elevado investimento de 229.500 euros na colocação de novos ecopontos em todo o concelho, que vão permitir aumentar a oferta deste tipo de equipamentos de 115 para 265, com o objectivo de sensibilizar a população para a deposição selectiva dos resíduos com vista a melhorar os índices de reciclagem, numa acção que deverá ser concluída durante o Verão.
A freguesia de Casais é precisamente uma das que já recebeu os novos ecopontos com um significativo aumento de 6 para 22 equipamentos. O ecoponto em causa, porém, não fazia parte deste novo lote.
O vereador responsável pelo pelouro da Higiene e Limpeza, Carlos Carrão, lamenta o sucedido e chama a atenção dos cidadãos para o facto de que “os recorrentes actos de vandalismo que têm resultado na destruição de papeleiras, contentores e ecopontos consomem verbas avultadas de dinheiros públicos e prejudicam a eficácia dos serviços”.

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde.Preciso de ajuda. O meu carro estava estacionado no parque de estacionamento, os ecopontos estavam tambem no sitio destinado a parquear os automoveis, o que não me parece normal.
    Os ecopontos arderam de noite e o meu carro que estava la estacionado ardeu tambem. Gostava de saber se existe legislação no sentido de onde podem e devem colocar os ecopontos. No estacionamento não me parece correcto.
    Se me puderem ajudar agradeço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...