Dois milhões de euros é o valor a investir no saneamento básico em Lagares e na ligação de Vila Cova ao sistema já existente em Abragão, ao longo EN 320, empreitadas que estão sob a responsabilidade da empresa Municipal Penafiel Verde.
Em Lagares as obras vão ligar praticamente toda a freguesia ao sistema de saneamento com recurso à construção de mais 610 ramais domiciliários, que vão beneficiar mais de 2.000 pessoas.
Ainda no âmbito do plano de investimento do saneamento, outra aposta é a ligação entre as freguesias de Vila Cova e Abragão, ao longo da EN 320, que vai permitir servir de imediato uma parte significativa da população, bem como criar as condições necessárias para a execução da restante rede de saneamento na freguesia de Vila Cova.
Mas o investimento em saneamento não fica por aqui, arrancando em breve mais intervenções, sendo que a previsão é que estas obras terminem até ao fim do ano, altura em que ficam concluídos mais 26 quilómetros de rede, o que significa um aumento de 5% na população servida.
Os dados dos últimos 8 anos não deixam margem para dúvidas, Penafiel tem crescido nos utilizadores de agua e saneamento.
De 2001 para 2009 os utilizadores da rede de água registaram um aumento na ordem dos 150% e os utilizadores da rede de saneamento cresceram mais de 185%.
Para o vereador Mário Magalhães, “estes investimentos vão de encontro aos nossos compromissos de chegar a todas as freguesias com o saneamento, atingindo a meta de mais de 85% de cobertura do Concelho até ao fim do mandato. Este é um forte esforço financeiro, que no entanto consideramos essencial para aumentar o conforto e o desenvolvimento sócio-económico das populações abrangidas.”
Precisa de calçado ortopédico verifique na Lola