A Câmara Municipal de Mangualde assinalou no passdo sábado o Dia Mundial da Energia, com as «Jornadas de Sustentabilidade e Gestão de Energia», realizadas no Auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves. O Presidente da Câmara Municipal, João Azevedo, abriu as Jornadas, referindo a importância das energias no desenvolvimento do país. A encerrar as comemorações esteve o Director-Geral de Energia e Geologia, José Perdigoto, que destacou a importância do sector energético e a responsabilidade de quem o integra, uma vez que tem nas mãos “alavancas para fazer a diferença no desenvolvimento das economias e na saída da crise”. Neste momento, poucos sectores permitem criar condições para o desenvolvimento económico como o sector da energia, afirmou.
Nas jornadas ficámos a saber que o aproveitamento hidroeléctrico de Girabolhos, um investimento de 360 milhões de euros a realizar nos distritos de Viseu e da Guarda, deverá começar a ser construído no final de 2011, segundo Pedro Fernandes da empresa Endesa Portugal. “Quando estiver em operação irá produzir cerca de 800GW/hora/ano, o que significa qualquer coisa como a energia suficiente para abastecer 500 mil famílias tipo em Portugal”, afirmou o responsável da Endesa.
Jorge Patrão, Presidente do Turismo Serra da Estrela, ao falar a rentabilidade turística do investimento, deixou “no ar” a ideia de um Centro de interpretação energética, “um lugar onde toda a gente possa ficar a saber mais sobre as novas energias, sobre como funcionam, como são produzidas e quais as vantagens das “energias verdes” face às mais utilizadas neste momento, acima de tudo um projecto educativo que faça atrair gente aos Concelhos abrangidos por este investimento”.