Início Temas Sociedade Concelho de Tomar vai ter mais do dobro de ecopontos

Concelho de Tomar vai ter mais do dobro de ecopontos

0

Os SHL – Serviços de Higiene e Limpeza da Câmara Municipal de Tomar, em colaboração com a Resitejo, vão colocar mais 150 equipamentos completos de ecopontos (um embalão, um papelão, um vidrão e um pilhómetro) no concelho.
A acção, apresentada na reunião de Câmara de hoje pelo vereador Carlos Carrão, vai permitir que a população venha a contar com um total de 265 ecopontos. Um número que, para o vereador responsável pelo pelouro da Higiene e Limpeza, “vai facilitar grandemente os hábitos de reciclagem dos munícipes.”
A colocação dos ecopontos resulta de um levantamento das necessidades de cada freguesia, um trabalho desenvolvido pelos SHL, que teve também
a participação directa dos presidentes das juntas de freguesia, assente na norma em vigor que define o rácio de um ecoponto por 150 habitantes. A análise considerou também as diferentes características dos aglomerados populacionais (pequenos e dispersos e aglomerados mais densos) para garantir a mais correcta colocação dos equipamentos. Assim se justifica que, por exemplo, na freguesia de Além da Ribeira, com muitos aglomerados dispersos, o número total de ecopontos colocados seja sete quando, cumprindo o rácio de um equipamento para 150 pessoas, o número indicado seria seis. 
Por outro lado, houve a preocupação de garantir as condições de despejo dos ecopontos em total segurança para os operadores, transeuntes e trânsito automóvel.
O investimento global é de 229.500 euros. Considerando que a juntas de freguesia terão de efectuar um considerável esforço financeiro, os SHL vão fornecer parte do material necessário para a construção de novas gares que irão albergar os novos ecopontos. Um orçamento que ronda os 1500 euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui