«Vamos ter aqui o Capuchinho Vermelho, que vai orientar a visita e participar no peddy-paper que propomos e também na oficina de expressão», referiu Susana Ferreira, a directora do Museu.
A responsável acrescentou que, «durante todo o mês de Junho», decorrerão «visitas temáticas e oficinas associadas aos santos populares», em concreto a S. João, S. Pedro e Santo António.
«Também daremos início à oficina de verão que se vai prolongar até 13 de Agosto, com várias temáticas», acrescentou.
Susana Ferreira ainda salientou que «no final de Junho» o Museu «vai inaugurar uma exposição apenas associada ao serviço educativo», que vai ilustrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo com todo o público que visita a instituição e que participa nas suas actividades.
A iniciativa «Festas Populares: os santos da casa» vai permitir que os participantes, organizados em grupo, escolham um santo popular de sua preferência, partindo depois para um périplo pela vida do mesmo e pelas tradições a ele associadas.
O Museu aproveitará esta actividade para «alertar e sensibilizar para os problemas conservativos do seu espólio».
A oficina de verão vai decorrer de 21 de Junho a 13 de Agosto e incluirá às seguintes actividades: «Cortiça… Rolha …. Sala da Cortiça!»; «O Fantoche que habita na nossa imaginação»; «Pintar, pintar… com o quê?!»; «Beber, Criar, Brincar e Reduzir»; «Verão: festas, romarias e um instrumento todos os dias!»; e «Sensações de Verão!».
Os aderentes – miúdos e graúdos – vão trabalhar a sensibilização patrimonial e ambiental através de diferentes materiais e técnicas.