Início Temas Educação Ano Internacional da Biodiversidade – Marinha Grande

Ano Internacional da Biodiversidade – Marinha Grande

0

Inserido nas comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade, começou no dia 17 de Maio o ciclo de palestras “Biodiversidade local – Global”, organizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande, que decorre nas escolas dos vários níveis de ensino do concelho até ao dia 28 de Maio.

Estas iniciativas integram-se nas comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade, que decorrem de 17 a 29 de Maio, na Marinha Grande.

“A biodiversidade é vida. A biodiversidade é a nossa vida” é o mote lançado por estas palestras para sensibilizar as camadas mais jovens para a importância da preservação das espécies.

No dia 17, a Escola EB 1 do Engenho recebeu a bióloga Sónia Guerra, do projecto do Museu Nacional da Floresta, que começou por fazer uma descrição da biodiversidade global partindo para uma descrição da fauna e flora do concelho.

Indispensável à sobrevivência humana, só toda a biodiversidade disponibiliza os elementos essenciais à vida: oxigénio, água e alimento. É importante para o turismo e para melhoria da qualidade de vida, desempenhando um papel muito importante na indústria farmacêutica, sendo mais de 70% dos medicamentos produzidos através de plantas.

Calcula-se um Património biológico de 3 milhões de espécies conhecidas, 2,5 milhões de animais e 0,5 plantas. Estimam-se que existam cerca de 30 milhões de espécies por conhecer.

A Amazónia, floresta tropical com 6, 7 milhões de km2 que se fosse um país seria o sétimo maior do mundo, abriga um número enorme de plantas e animais: 40 mil espécies vegetais; 427 mamíferos; 1294 aves; 378 repteis; 427 anfíbios e 3000 peixes e um número impressionante de invertebrados: 128 000.

África é outra grande área florestal, com uma grande biodiversidade e onde se podem encontrar espécies animais em vias de extinção, como o elefante, o leão, o hipopótamo, a girafa, entre outros.

Também foi sublinhada a importância do Pólo Norte – Ártico que é a principal vítima das alterações climáticas e do aquecimento global, que com o degelo tem levado  ao desaparecimento do habitat natural dos Ursos Polares, que não podendo sobreviver noutro lugar, vão-se extinguindo.

O Mar Tropical, nas Maldivas, está a desaparecer como consequência da subida da temperatura da água e do mar. Estes corais são muito importantes porque congregam também muita vida marinha.

Algumas espécies animais merecem especial atenção e protecção, como o Lince Ibérico, muito raro e que se pode encontrar no interior do Alentejo e o Golfinho comum que se encontra ao longo de toda a costa nacional.

A fauna e a flora do concelho da Marinha Grande são muito ricas, com o pinheiro bravo, medronheiro, pútegas, gilbardeira, a dedaleira que é muito importante para a produção de medicamentos para doenças de coração. Há também algumas espécies em vias de extinção, como acontece com o guarda-rios, protegido por lei em toda a Europa; o esquilo vermelho que há muitos anos quase se extinguiu, mas que se revelou um caso de sucesso.

“É muito importante passar a mensagem de que é preciso proteger os animais e plantas como a nós próprios, porque a biodiversidade é a nossa vida e devemos aprender a preservar a nossa grande casa”, referiu a técnica da Câmara Municipal, que irá repetir estas informações por outras escolas do concelho, até 28 de Maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui