S. João da Madeira comemora Mês dos Museus

Date:

Maio é o mês dos Museus e, por esse motivo, o Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira, inaugura diversas exposições temporárias, realiza workshops e colóquios, desenvolve actividades especiais para as famílias e escolas, promove visitas nocturnas ao museu e caminhadas pelo património industrial do concelho. 

No sábado, 15 de Maio, às 21h00, realiza-se a iniciativa “À Noite no Museu”, durante a qual decorrem workshops de Danças do Mundo e visitas nocturnas ao Museu. 

Às 10 horas de terça-feira, 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, abre uma exposição sobre histórica metalúrgica sanjoanense OLIVA. Também nesse dia, no restaurante do Museu, arranca uma semana gastronómica intitulada “Paladares do Mundo”, que promete uma viagem pelos paladares exóticos de diversos países.

“O Chapéu no Cinema” 

A 20 de Maio, pelas 21h30, numa iniciativa da Associação dos Amigos do Museu em articulação com a Universidade Fernando Pessoa, o Museu da Chapelaria apresenta o primeiro colóquio do ciclo “Um Chapéu pode cobrir muitas ideias… “. 

O tema desta sessão inicial é “O chapéu no cinema”, que contará com a presença dos realizadores Manuel Mozos e Pedro Flores, do jornalista e apresentador televisivo Mário Augusto, e ainda do professor universitário Eduardo Paz Barroso, comissário desta programação e moderador do debate. 

Caminhada pelo património 

“Ver Outra Vez” é a actividade agendada para 23 de Maio. Trata-se de uma caminhada com início às 09h00 no Museu da Chapelaria. É daí que os participantes – mediante marcação prévia – partem para um passeio pela cidade à (re)descoberta do património industrial sanjoanense.  

Cada participante é  desafiado a trazer uma máquina fotográfica para registar as suas próprias imagens e/ou a elaborar pequenos textos alusivos aos edifícios incluídos no roteiro. O material produzido dará origem a uma exposição temporária a apresentar durante o mês de Junho, no Serviço Educativo do Museu. 

Refira-se ainda que, desde 8 de Maio, está patente a exposição “Chapéus de Todo o Mundo”, que reflecte – por intermédio dos diferentes formatos, materiais e adornos dos chapéus – a riqueza cultural e social de vários povos do Mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...