A Universidade Sénior Eugénio de Andrade, no Porto, recebe, no próximo dia 5 de Maio, pelas 15 horas, uma sessão de esclarecimento sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das dores nas costas, no âmbito da campanha Olhe pelas Suas Costas. A palestra vai decorrer nas instalações da instituição, na Rua Alves Redol, nº 292.
Esta iniciativa tem como objectivos alertar as pessoas para os problemas relacionados com a coluna e as suas consequências na vida pessoal e profissional, e educar sobre as formas de prevenção e tratamento existentes, explica o Dr. Paulo Pereira, Coordenador Nacional da Campanha.
Segundo a Dr.ª Patrícia Polónia “a adopção de posturas incorrectas combinadas com esforços em excesso podem causar problemas graves na coluna, portanto o que pretendemos nestas palestras é ensinar as pessoas a minimizarem essas pressões nas costas e sensibilizá-las para as formas de tratamento existentes.”
Um estudo recente elaborado pela empresa Spirituc – Investigação Aplicada indicou que 7 em cada 10 pessoas sofre de dores nas costas, ou seja, 72,4 por cento da população portuguesa. Entre as principais doenças associadas às dores nas costas destacam-se as referências às hérnias discais (33,6 por cento), aos bicos de papagaio (19,4 por cento) e às escolioses (14,8 por cento). No entanto quase metade dos portugueses (41,7 por cento) admite que nunca ouviu falar de doenças relacionadas com as dores nas costas.
A campanha Olhe pelas Suas Costas é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia. Para mais informações consulte o website: www.olhepelassuascostas.com.