Em apenas um ano o Museu Municipal de Penafiel, conquistou já um prémio e encontra-se nomeado para dois galardões nacionais e um internacional.
Depois de ter conquistado o primeiro prémio na categoria de Projecto Urbano-Cultura, do Jornal Planeamento e Cidades, e de ser candidato ao Prémio do Museu do Ano 2010, da Associação Portuguesa de Museologia e de estar ainda nomeado para o prémio internacional, EMYA 2010 do European Museum Fórum, Penafiel viu agora reconhecida, uma vez mais, a grande qualidade do seu Museu Municipal ao ter sido nomeado e estar qualificado entre os 5 finalistas na Categoria de Norte Civitas, para o Prémio Novo Norte – Boas Práticas de Desenvolvimento Regional.
O concurso, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), e pretende distinguir pública e regularmente as iniciativas de desenvolvimento regional mais inovadoras em temas que sejam prioritários para a Região Norte.
Para Alberto Santos, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, mais esta nomeação para um prémio “vem demonstrar essencialmente, dois aspectos: primeiro que conseguimos preservar e partilhar o nosso património, cultura e tradições de uma forma inovadora, e segundo que demonstrámos que é possível colocar esse activo cultural ao serviço do desenvolvimento do nosso Concelho e da região Norte, como fica demonstrado nos milhares de visitantes, que cá vêm fruir desta experiência que é de facto única e singular.”
Na mesma categoria (Norte Civitas – Prémio Novo Norte) está igualmente nomeado como finalista, o projecto da Rota do Românico do Vale do Sousa, que vê assim reforçado o reconhecimento da Região do Vale do Sousa e do Concelho de Penafiel, no quadro da oferta cultural e patrimonial do Norte do país.
O Museu
O museu Municipal de Penafiel apresenta-se como um espaço de grande qualidade, quer pela arquitectura do edifício, quer pelo património exposto que anunciam de forma apaixonante a história do município desde os tempos mais remotos, estando reunido um espólio arqueológico, etnográfico e histórico da região do Sousa e Tâmega, de grande qualidade e valor.
O Museu Municipal de Penafiel, com apenas um ano de vida, após a profunda remodelação do palacete setecentista dos Pereira do Lago, constituiu a última grande obra do arquitecto Fernando Távora, entretanto falecido.
No Museu em Penafiel a história e as tradições cruzam-se em cada espaço de mão dada com a modernidade e onde a preservação da memória se respira em todos os cantos.
Alguns números
– Em apenas um ano recebeu cerca de 23.000 visitantes.
– Destes cerca de 7.000 vieram integrados em grupos escolares.
– 2.000 visitas vieram integradas em grupos turísticos, predominantemente nacionais.
– Realizaram-se mais de 360 visitas guiadas.
– Realizou duas exposições temporárias:
– Museu Municipal de Penafiel: Projecto e Obra (Março a Outubro/2009)
– Rui Aguiar, uma antologia (Novembro/2009 a Abril/2010)
Informação complementar:
Horários:
-Terça-Feira a Domingo: 10H00 – 18H00 (Entrada gratuita ao Domingo)
– Encerra à Segunda-Feira e nos dias 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro
– Visitas guiadas para grupos mediante marcação prévia
Preçário (ingresso)
– Entrada normal: 2,00 €
– Entrada para estudantes, maiores de 65 anos e grupos organizados superiores a 20 elementos: 1,00 €
– Entrada gratuita para grupos escolares, menores de 14 anos, funcionários do Município de Penafiel e membros da Associação de Amigos do Museu Municipal de Penafiel.
– Entrada gratuita ao Domingo.
Procura empresa de web design pode consultar a Livetech