Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Póvoa de Varzim colabora com Guiné-Bissau na criação de uma Biblioteca em Ondame

Póvoa de Varzim colabora com Guiné-Bissau na criação de uma Biblioteca em Ondame

Date:

Sexta-feira, 16, às 21h30, será apresentado, no Diana Bar, o projecto de criação de uma Biblioteca em Ondame, na Guiné-Bissau. A iniciativa está a ser desenvolvida desde o início do ano pela Fundação João XXIII e conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Coube à Biblioteca Municipal da Póvoa colaborar neste projecto desde a sua fundação, contribuindo com informações e sugestões, estabelecendo-se contactos frequentes entre os responsáveis das duas Bibliotecas. A Biblioteca poveira disponibilizou ainda um catálogo para registo dos livros existentes e alguns posters para decoração do local.
Sobre a origem do plano de criação de uma Biblioteca em Ondame, Cláudia Martins informou que “em Janeiro de 2010 partiu mais um grupo de 12 pessoas, para Ondame (situada a cerca de 60 km da capital), com o intuito de dar seguimento aos projectos existentes (Clínica e Maternidade Bom Samaritano, e Rádio Ndjerapaco) e criar uma Biblioteca, visto não existir nenhuma na região. Para este novo projecto foi disponibilizado um local, que depois de alguns anos a servir como armazém, renasceu com mais vida, mais luz e mais dinamismo. Para tal foi necessário reparar o telhado, rebocar e pintar as paredes, limpar e construir prateleiras, para finalmente se poder instalar os livros previamente catalogados, registados e etiquetados”.
A Fundação João XXIII, instituição do patriarcado de Lisboa situada na região do Oeste, desenvolve, desde 1990, projectos de solidariedade na Guiné-Bissau, um país com inúmeras carências sociais, nomeadamente ao nível da Educação e da Saúde.
Ao longo destes 20 anos, muitos projectos foram apoiados, na cidade de Bissau (projectos de Educação), em Canchungo (projectos Agrícolas) e em Ondame – região do Biombo – com projectos na área da Saúde. Estes projectos são desenvolvidos graças aos grupos de voluntários que partem todos os anos, para a Guiné-Bissau, graças ao trabalho e às campanhas de angariação de fundos e bens materiais, levadas a cabo em Portugal, e aos apoios de inúmeros particulares e empresas.

1 COMENTÁRIO

  1. Caros responsáveis por este site, faço parte de um grupo de voluntários para a difusão de livros de conteúdo espiritualista e gostaria de poder contatar esta biblioteca em Ondame na Guiné-Bissau, a fim de verificar o interesse local em receber alguns livros. Caso tenham conhecimento, ou possibilidade, solicito algum contato (e-mail) para estabelecer este contato.

    Muito obrigado.

    Robson

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...