Bairrada é uma pequena aldeia da freguesia de Pousaflores, no concelho de Ansião. Ali, onde a vida passa lentamente e há cada vez mais casas vazias, chegou a visita muito especial de um grupo internacional de músicos liderado por Magda Mendes, que viaja de Roterdão para a Bairrada em busca da alquimia musical perfeita.
Magda, cuja família materna é originária da Bairrada, trocou o seu trabalho como Bióloga Marinha pela música. Estudou no Conservatório de Roterdão (onde vive actualmente) e vem apresentar um trabalho de composições originais inspiradas nos sons que marcaram a sua infância, procurando fundir as suas experiências fora de Portugal com a magia latente da sua terra natal, onde teve os primeiros contactos com o canto.
Simultaneamente uma equipa de filmagens vai ficar alojada na Bairrada durante o mesmo período. Esta estará envolvida com os músicos na recolha/interpretação dos elementos socioculturais, de modo a criar um repertório musical e audiovisual baseado nas experiências trabalhadas durante a residência artística. Desta estadia resultará um documentário que regista o processo criativo dos músicos e a comunidade que os acolhe. É o cruzamento de histórias que convergem num lugar inesperado.
A apresentação pública dos resultados deste trabalho acontecerá no dia 17 de Abril, a partir das 21h00, no Centro Cultural de Ansião, e no dia 24, à mesma hora, na Escola Primária da Bairrada. Este espectáculo iniciar-se-á com a actuação do Grupo Coral local Os Cucos, seguida da apresentação das filmagens contidas no documentário Casa da Bôxa e terminando com o concerto de Magda Mendes, apresentando o repertório criado durante a estadia, de três semanas, na aldeia da Bairrada.
Magda Mendes
Direcção artística/ Cantora/ Compositora
Adolfo Estrada Vargas
Realizador/ Assistente de direcção artística
Marina Bréton
Assistente de Realização/ Régie
Ward Veenstra
Produtor Musical
Facundo Guevara
Percussionista
Carlos Breton Aguilar
Baixista
Boa Tarde!
O meu nome é Marta Santos, trabalho na Rádio Vida Nova, com sede em Santiago da Guarda – Ansião, e gostaria de obter um contacto para fazer um trabalho sobre o vosso projecto.
Já ssisti ao espectáculo, mas na ocasião não trive oportunidade para ficar para tentar fazer um trabalho e queria ver essa possibilidade. Como não consegui nenhum contacto, espero pelo menos conseguir uma resposta da vossa parte.
Cumprimentos cordiais
Marta Santos