Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Os poemas caem do céu e os livros nascem na Praça - Tomar

Os poemas caem do céu e os livros nascem na Praça – Tomar

Date:

No mês em que se celebram o Dia Mundial do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, Tomar vai dar uma atenção muito especial a este produto cultural, através de um conjunto de iniciativas que envolvem a Câmara Municipal, livrarias, escolas e outros agentes culturais.
Em destaque vai estar a Feira do Livro, que regressa à Praça da República depois da boa experiência de 2009, mas este ano envolvendo as livrarias Ao Pé das Letras, Entrelivros, Nova e Raiz, além do Livrário, que faz livros artesanais, e que contará, para além de muitos volumes das melhores editoras a preços módicos, com um conjunto de actividades paralelas, incluindo animação musical, histórias, poesia e a presença de escritores. A Feira estará disponível numa tenda de grandes dimensões entre os dias 22 e 25 de Abril, das 10 às 23 horas, à excepção do primeiro dia em que abre apenas às 18 e do último em que encerra às 20.
Coincidirá, assim, com o Dia Mundial do Livro, 23 de Abril, que será igualmente marcado por um acontecimento inédito, intitulado Poesia Viajante, da responsabilidade da Escola Básica dos Templários. Haverá poemas andantes, flutuantes e esvoaçantes pela voz e pelas iniciativas dos alunos daquela escola que pretendem fazer de Tomar a CIDADE DA POESIA, com poemas lidos no rio, nas ruas, nas árvores, e os próprios poemas a choverem do céu.
Um projecto ambicioso mas que ganhou pernas para andar, com os apoios da Câmara, Bombeiros, Centro de Estudos do Património, Clube de Aviação Ultra-Ligeira, Clube Os Aerocalminhas, Serviço Nacional “eTwinning” / DGIDC, Plano Nacional de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares.
Do programa provisório da Feira consta um encontro-debate com autores tomarenses dedicado ao tema “A censura ainda existe?”. A animação da Feira contará com uma sessão de poesia com o grupo O Contador de Histórias, música com a Tuna Sabes, sessões de contos para crianças nas manhãs de sábado e domingo, bem como ateliers.
Também nesse dia, a Biblioteca Municipal promove duas sessões de poesia intituladas “Palavras a Brincar”, dinamizadas por Andreia Macedo e dirigidas a crianças a partir dos 5 anos de idade, nas quais se procura estabelecer uma relação de afectividade que permita associar poesia a prazer e onde caibam muitas emoções – da melancolia à risota completa.
Durante este mês vai ser ainda possível ver duas exposições de marcadores de livros feitas por alunos das escolas do concelho: da EB1 Santo António (12 a 16 de Abril na Biblioteca Municipal) e da EB 2,3 Santa Iria (23 a 30 de Abril na Livraria Ao Pé das Letras).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...