A EDP, com o energy spot, um local onde vai ser possível recarregar os telefones ou computadores durante o evento; os CTT, com o Geoindex, uma ferramenta de gestão que permite sustentar decisões de diferentes naturezas; e a histórica Martini, com a singular forma de apresentação dos seus produtos, são apenas algumas das marcas que integram o Excellence Brands, um espaço em destaque no Marketing Show (Leia entrevistas em www.marketingshow.exponor.pt).
«Inovar, surpreender e interagir com os visitantes são os desafios que lançamos aos expositores», refere Carla Maia, directora do Marketing Show, que a partir da próxima quinta-feira terá lugar na EXPONOR. Se depender das empresas presentes, e que já adiantaram algumas novidades – como a DCR, com um novo «conceito de display, versátil e expansível»; a BACT3RIA, com novidades a nível da impressão e dos suportes publicitários; a AYSENSI, que dá a conhecer as potencialidades do marketing aromático; a AdSalsa, líder na Europa na geração de bases de dados; a Comsualicença, com a proposta de Marketing Singular, – o sucesso do evento está garantido, dada a oferta e originalidade das propostas que vão apresentar.
Conferência, exposições e debate
A oferta expositiva é complementada pelas actividades paralelas que dão lugar ao debate e até à provocação… Pelo menos é esta a intenção da exposição “Acerca de quem faz …Arte”, que definiu como estratégia interagir com o público do Marketing Show, recorrendo a pequenas exposições de trabalhos visuais, de vídeo e instalação e à «elevação da tensão de um diálogo difícil e raro pela realização de duas conferências/debate neste mesmo ambiente, com oradores convidados», sintetiza José Rosinhas que, em conjunto com Ana Efe e Luís Xavier, é o autor do projecto.
Numa vertente mais académica, de forma a estreitar relações com o mundo empresarial, temos as propostas dos alunos da ESAD – Escola Superior de Arte e Design, com a mostra “Design de Moda”, e da ESTG-IPVC – Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com os projectos “Luxtiles, Iluminar e Domnius”.
A abrir, logo dia 6, sexta-feira, pelas 10h00, e ainda a receber inscrições, realiza-se a conferência “Sold Out – Tendências e Integração no Marketing”, que reúne especialistas da área do marketing, publicidade e dos media. Em discussão vão estar temas, entre outros, como “O Marketing das Emoções; “ A Importância do Design estratégico para o desenvolvimento do produto”; o “Marketing Olfactivo” e “Single – Um Novo Segmento”. Consulte o programa em www.marketingshow.exponor.pt. O Marketing Show prolonga-se até sábado, dia 7, das 10h00 às 20h00.
PROGRAMA
Conferência «Sold Out – Tendências e Integração no Marketing»
Data: 6 de Novembro
Horário: 10h00 às 18h00
A necessidade de integrar os esforços de marketing e comunicação explica-se pela diversidade de opções para divulgar produtos e serviços e, portanto, na sua maior complexidade. Revemos conceitos, reinventamos novas formas de comunicar e analisamos as tendências mundiais do consumo e do marketing.
Psicólogos, criativos e optimistas… o segredo de um bom marketeer… e nós damos uma ajuda!
Keynote speaker – Carlos Coelho
Programa
10h00 – «A Importância do design estratégico para o desenvolvimento do produto»
Ermanno Aparo
[ Professor no Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Licenciatura em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura de Palermo (Itália); Master em Design pela Domus Academy de Milão; Mestrado em Design (por reconhecimento) pela Universidade de Aveiro ]
10h30 – «O Marketing das Emoções»
Carlos Brito
[ Professor de Marketing e Estratégia Empresarial na Faculdade de Economia do Porto e Consultor ]
11h00 – Coffee Break
11h30 – «Marketing Olfactivo»
Robert Mueller-Gruenow
[ CEO at Scentcommunication, representada em Portugal pela AYSENSI ]
12h00 – «ART – Empreendedores e Inovadores ao Serviço do Marketing – Novas Tendências que Ditam a Nossa Realidade»
Luís Rasquilha
[ Managing Partner/Senior Vice President da AYR Consulting; Administrador da United Media; Assessor da Administração da Multipublicações (Marketeer; Executive Digest; Prémiere): Partner/Director Geral da LPR Consulting/LPR Academy; Professor Titular do INP ]
14h30 – «Novos Sentidos do Marketing Directo»
Paula Antunes Pereira
[ Responsável pelo Marketing Directo dos CTT – Correios de Portugal SA ]
15h00 – «O Poder das Marcas»
Carlos Coelho – Keynote speaker
[ Especialista em gestão de marcas; Ivity Brand Corp ]
15h30 – «Marketing Fans»
Como pode o marketing aprender com o desporto? O negócio das emoções: porque deve a Zara aprender com o SL. Benfica, o BES com o Sporting CP e o Continente com o FC Porto? As marcas que trabalham para a fidelização vs as marcas que trabalham com os seus fans. A publicidade morreu.
Daniel Sá
[ Director do IPAM Matosinhos ]
16h00 – «A Comunicação da Era Digital»
Ricardo Clemente
[ Director Geral da OgilvyOne ]
16h30 – «Single – Um Novo Segmento»
Fátima Marcos
[ Indícios – Market Research and Owner e Magma – International Research ]
17h00 – «A Era Digital: Novos Paradigmas na comunicação entre marcas e clientes! Proximidade, Interactividade e Emotividade.
António Galvão Lucas
[ CEO do grupo Dot One ]
18h00 – Debate