Notícias breves de Cultura sobre acontecimentos marcados para este fim-de-semana no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga.
AROUCA
«Por um fio» recupera o tradicional barbeiro
A exposição temporária «Por um fio», patente no Museu Municipal de Arouca, recupera a profissão de barbeiro que nos moldes tradicionais está a desaparecer.
«O exercício do ofício de barbeiro remonta à antiguidade, em que o barbeiro era, simultaneamente, médico, cirurgião, dentista», referem os promotores da mostra, acrescentando que a actividade «entra em decadência no século XVIII, quando o profissional ficou apenas com as barbas e os cortes de cabelo. No século XX, com a proliferação da “Gillette”, os homens abandonam o hábito de ir ao barbeiro».
A exposição pode ser vista até 29 de Novembro de terça-feira a domingo, entre as 09:00 e as 12:30 e as 14:00 e as 17:30.
OLIVEIRA DE AZEMÉIS
Fernando Veloso expõe na galeria Tomás Costa
O artista plástico Fernando Veloso expõe até 15 de Novembro trabalhos de óleo sobre tela na galeria municipal Tomás Costa, em Oliveira de Azeméis.
A exposição intitula-se «Meandros do Segredo, para além dos signos» e os quadros exploram – na linha do expressionismo figurativo – os signos do Zodíaco e diversas temáticas ligadas ao poder dos símbolos e à forma como o ser humano interage com eles numa mútua reconstrução permanente.
A galeria Tomás Costa funciona às terças, quartas e quintas-feiras entre as 10:00 e as 13:00 e das 15:00 às 19:00 e às sextas, sábados e domingos (10:00-13:00/15:00-19:00/21:00-23:00).
S. JOÃO DA MADEIRA
Novo concerto do «Musicatos»
O trompista Pedro Henriques é o convidado deste sábado do ciclo «Musicatos», protagonizando um concerto marcado para as 21:45 nos Paços da Cultura de S. João da Madeira.
Natural de Junqueira (Vale de Cambra), Pedro Henriques conquistou em 2008 o primeiro prémio – escalão Juvenil – no concurso nacional de instrumentistas de sopro «Terras de La Salette».
O ciclo «Musicatos» envolve concertos mensais, geralmente agendados no último fim-de-semana de cada mês, que trazem ao palco do auditório dos Paços da Cultura a arte e a música de jovens artistas de terras de Santa Maria.
SANTA MARIA DA FEIRA
Museu do papel de portas abertas
O Museu do Papel Terras de Santa Maria, em Paços de Brandão, encerra no sábado a «Semana Aberta», enquadrada no programa comemorativo do seu oitavo aniversário.
As visitas – gratuitas – decorrem entre as 10:00 e as 21:00.
O público aderente à iniciativa irá visitar «o primeiro e único museu dedicado à história do papel em Portugal».
Os participantes são convidados a