Cultura, Trofa

Alunos dos Agrupamentos do Castro e da Trofa vistam Exposição 10 anos a cantar – Meninos Cantores do Municipio da Trofa

Ainda no âmbito da Semana da Musica 2009, a Câmara Municipal da Trofa organiza nos próximos dias 27 e 28 de Outubro, visitas guiadas dos alunos do Agrupamento de Escolas do Castro e do Agrupamento de Escolas da Trofa à exposição “Meninos Cantores do Municipio da Trofa – 10 anos a Cantar ”, na Casa da Cultura da Trofa.
A mostra patente até ao final do mês de Outubro na CCT, assinala o 10º aniversário dos MCMT e faz o retrato dos muitos espectáculos que os Meninos Cantores já protagonizaram ao longo desta década. Estas visitas só agora têm lugar dado o volume de inscrições durante a Semana da Música, no inicio de Outubro, não ter permitido que se realizassem nessa altura.
As crianças vão visitar a Exposição e ouvir a história do espectáculo “A árvore dos Sonhos”,  ópera infantil de José Miguel Oliveira, libreto de Mário Moutinho, adaptada do conto com o mesmo nome de Leandro Ribeiro – 1.º Prémio do I Concurso Nacional Literário da Trofa – Conto Infantil (obra escrita para os MCMT) – estreia mundial em Novembro de 2003.
 
 
Meninos Cantores do Município da Trofa
 
Maestro | Antónia Maria Serra
Maestros assistentes | Ana Cruz e Teresa Cruz
 
O coro tem cantado por todas as freguesias do Concelho da Trofa, Viana do Castelo – Igreja da Misericórdia, Paredes de Coura – Centro Cultural, Porto – Teatro Campo Alegre e Casa da Música, Braga – Sé Catedral, Lisboa – Igreja do Santíssimo Sacramento,  Sala das Bicas do Palácio de Belém e Palácio de S. Bento – Assembleia da República, Vila Nova de Cerveira – Convento de S. Paio , Guimarães – Centro Cultural Vila Flor e Forcarei – Espanha.
 
Representou Portugal no Coro Infantil Lusófono (projecto que envolveu crianças provenientes de todos os países de Língua Portuguesa) 2001.
 
Do seu repertório fazem parte as obras:
“Presente de Natal para as Crianças”,  música de Fernando Lopes-Graça,
“The Sound of Music”, Richard Rodgers
“As Cançõezinhas de Tila”, música de Fernando Lopes-Graça e letra de Matilde Rosa Araújo
“Aquela nuvem e outras”, música de Fernando Lopes – Graça e letra de Eugênio de Andrade
“Canções tradicionais portuguesas”
“Der Schulmeister”, cantata cómica de G. Teleman
“Saltimbancos” ,  Chico Buarque,
“Canções Infantis para Canto e Piano”, música de J. Santos e letra de Matilde Rosa Araújo – 1.ª audição
“A árvore dos Sonhos”  ópera infantil de José Miguel Oliveira, libreto de Mário Moutinho, adaptada do conto com o mesmo nome de Leandro Ribeiro – 1.º Prémio do I Concurso Nacional Literário da Trofa – Conto Infantil (obra escrita para os MCMT) – estreia mundial em Novembro de 2003.
“Uma amizade assim”  canções de João Loio e Jorge Constante Pereira
“Canções infantis” Heitor Villa – Lobos
“ Música Sacra Portuguesa” – Fernão Gomes Correia, Jorge Alves Barbosa, M. Faria e Eurico Carrapatoso
“Oratório de Noel” –  Camille Saint-Saens
 “Pirilampo” história contada com música, música de João Loio, versão cénica de Mário Moutinho, adaptada do conto “Pirilampo e os deveres da escola” de João Alberto Roque – 1.º Prémio do V Concurso Nacional Literário da Trofa – Conto Infantil – Prémio Matilde Rosa Araújo (obra escrita para os MCMT) – estreia mundial em Novembro de 2007.
“Canções da Disney”
 
Homenagens:
Matilde Rosa Araújo | Câmara Municipal da Trofa
Eugênio de Andrade | Câmara Municipal da Trofa
Fernando Lopes – Graça | Câmara Municipal da Trofa e Assembleia da Republica
 
Ao longo do seu percurso musical, os MCMT têm contado com a colaboração do coro Vox Vocis (Trofa),  coro Vocal Ancâ-ble – Coimbra, orquestra Salão Jardim do Coliseu do Porto e orquestra de Jovens Músicos da Trofa, dos maestros José Luís Borges Coelho, Kamen Goleminov, P. Pedro Miranda, José Carlos Miranda, João Tedim, dos pianistas: Isabel Sá, José Miguel Oliveira, Rui Martins, Jairo Grossi e João Paulo Moreira.
 
Foi distinguido com a Medalha de Mérito Cultural do Município da Trofa – grau prata.

Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *